6ª Conferência Municipal das Cidades registra recorde de público e reúne quase 10 mil pessoas no Anhembi

A 6ª Conferência foi aberta pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, que afirmou ser um foro de debates importantíssimo para fortalecer a participação popular na condução das políticas urbanas.

Foi realizada, nos últimos dias 31 de maio e 01 de junho, no auditório do Palácio das Convenções do Anhembi, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual (26, 27 e 28 de setembro) e Nacional (em novembro), foi recorde em público registrando um credenciamento total de quase dez mil pessoas.

A 6ª Conferência foi aberta pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, que afirmou ser a Conferência, um foro de debates importantíssimo para fortalecer a participação popular na condução das políticas urbanas.

“A Conferência é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional. Uma grande oportunidade de levarmos propostas concretas para esses eventos. Nesse contexto, reforço o momento propício que vivemos para as discussões, especialmente porque estamos com a revisão do marco regulatório da cidade em andamento, destacando-se aí a revisão do Plano Diretor Estratégico do município”, disse Mello Franco.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reforçou a questão habitacional e ressaltou que a meta é atender 500 mil famílias nos próximos anos

“Vamos levar para a Conferência Nacional propostas da cidade de São Paulo. Ressalto a necessidade de avaliarmos a questão da moradia, um desafio que necessita ser enfrentado. Estamos com a meta de construção de 55 mil novas unidades habitacionais, que irão atender aproximadamente 230 mil habitantes. Em 50 anos, a COHAB produziu 130 mil unidades, ou seja, em quatro anos queremos produzir praticamente a metade do que foi produzido em meio século. Queremos acelerar esse processo e torná-lo ininterrupto. Não pensamos apenas nessa gestão, mas em um planejamento de longo prazo, com a participação dos governos estadual e federal. A meta é atender 500 mil famílias nos próximos anos, acompanhada de saneamento básico, regularização fundiária e o cumprimento da função social da sociedade”, falou Haddad.

No sábado, segundo dia da Conferência, foi realizada a votação dos delegados. O resultado final será divulgado, em breve, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

Para mais informações e galeria de foto, acesse o site Gestão Urbana.