Prefeitura quer ouvir a população sobre requalificação da Rua Uberabinha, na Vila Olímpia

Munícipes podem contribuir na plataforma Participe+ até 23 de abril; objetivo é melhorar a caminhabilidade e segurança dos pedestres na região


Mais um espaço público da cidade em debate! Desta vez, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a sugerir melhorias para a Rua Uberabinha, no trecho entre a Rua Quatá e a Avenida Hélio Pelegrino, no bairro da Vila Olímpia, zona oeste. Acesse aqui a consulta pública

As contribuições deverão ser feitas on-line, por meio da plataforma Participe+, até o dia 23 de abril. No site está disponível um questionário, cujas respostas ajudarão o Município compreender a situação atual da rua e, se necessário, estabelecer diretrizes para sua qualificação. Para subsidiar a participação, poderá ser consultado um material com informações e estudos sobre o local. 

Concluída a etapa deste processo participativo, a Prefeitura sistematizará todas as respostas recebidas e produzirá uma análise devolutiva para a população. 

 

Conheça o local

A Rua Uberabinha está situada no bairro Vila Olímpia, na Subprefeitura Pinheiros. Esta via é perpendicular à Avenida Hélio Pelegrino e próxima à Av. Santo Amaro. Juntas, elas formam um eixo de ligação entre a zona oeste e a zona sul de São Paulo. 

Objeto de discussão pública, o trecho da Rua Uberabinha entre a Rua Quatá e a Avenida Hélio Pelegrino possui, de um lado, os edifícios do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e, do outro, a Universidade Anhembi Morumbi. Também está próximo de outros seis equipamentos educacionais que atendem a diversos públicos e faixas etárias. 

Isso provoca relevante circulação de estudantes na via. Considerando somente os alunos do Insper, aproximadamente 2.000 estudantes utilizam a Rua Uberabinha no turno da manhã e 3.100 no turno da noite, de acordo com a própria instituição. A movimentação no local também é intensificada devido às atividades comerciais e aos serviços do entorno. 

Todavia, a Prefeitura de São Paulo tem intensificado ações de segurança viárias e melhoria da infraestrutura nas vias para deslocamentos a pé, dessa maneira identifica potencialidades para que o espaço se torne adequado ao convívio e lazer, recebendo intervenções que privilegiem a mobilidade ativa e que garantam a segurança do pedestre e a melhoria da caminhabilidade. 

Clique aqui para saber mais

 

Texto: ASCOM