Prefeitura quer ouvir a população sobre ações de melhorias para região que abriga o Terminal Sapopemba, na zona leste da cidade

Munícipes podem contribuir na plataforma Participe+ até 12 de abril; objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem mora e circula na região


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a sugerir melhorias para o distrito de Sapopemba, na zona leste da cidade. Com apoio da Rede C40, o Município vai desenvolver uma proposta-piloto para tornar a região que abriga o Terminal Sapopemba mais caminhável e integrada, melhorando a qualidade de vida de quem mora e circula pelo local. Acesse aqui a consulta pública.

As contribuições deverão ser feitas on-line, por meio da plataforma Participe+, até o dia 12 de abril. No site está disponível um questionário, cujas respostas ajudarão o Município a identificar os principais trajetos feitos pela população de bairros vizinhos ao Terminal Sapopemba e entender como os espaços públicos são utilizados na região para lazer e atividades físicas. Para subsidiar a participação, poderá ser consultado o Diagnóstico Urbanístico-Ambiental Preliminar sobre o local. 

Nesta etapa do processo participativo, o Município também deve realizar uma atividade presencial no território para ouvir a população.

Todas as contribuições serão sistematizadas e ajudarão a Prefeitura a priorizar espaços públicos a receberem melhorias. Após a primeira etapa de contribuições e oficinas presenciais, a população será convocada a opinar, desta vez, sobre a escolha dos locais e as ações de qualificação propostas. Na etapa final do processo, o Munícipio apresentará, de forma devolutiva, objetivos e diretrizes para os espaços públicos definidos junto à sociedade. Concluído o processo participativo, a administração municipal iniciará a elaboração dos projetos.

O objetivo será qualificar as condições de segurança viária e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região. Ampliação e qualificação de calçadas, travessias e conexões entre os espaços livres públicos, áreas verdes e equipamentos sociais (como hospitais, escolas, centros esportivos) são exemplos de possíveis intervenções.

Para o desenvolvimento desse projeto, a premissa de “Cidades de 15 Minutos” será aplicada à realidade de Sapopemba. Esse conceito busca o fortalecimento e conexão de bairros para que se tornem mais completos, oferecendo a seus habitantes oferta de serviços essenciais, parques, praças públicas e comércios, de modo que, os deslocamentos para necessidades básicas estejam em um raio de até 15 minutos de caminhada.

 

“Bairros Verdes e Saudáveis” 

O distrito de Sapopemba, na zona leste, foi o local da cidade de São Paulo selecionado a receber um dos 22 projetos-piloto que serão desenvolvidos ao redor do mundo para criar bairros mais conectados e saudáveis que melhorem a qualidade de vida e bem-estar das pessoas.  

A partir de um convite formulado em 2023 à Prefeitura de São Paulo pela Rede Global C40 Cities, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) integrou-se ao programa global Green & Thriving Neighbourhood (Bairros Verdes e Saudáveis) e iniciou o desenvolvimento do projeto-piloto “Bairro Conectado: Terminal Sapopemba”. É a primeira vez que a capital paulista participa desta iniciativa global. 

O objetivo do programa é colaborar para a construção de bairros urbanos que integrem com mais qualidade suas estações de transporte, equipamentos públicos, ruas comerciais, áreas verdes e de lazer, tornando-se mais convidativos e seguros para pedestres e ciclistas, desestimulando, assim, o uso dos automóveis e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.  

 

Por que o distrito de Sapopemba? 

Sapopemba é considerado um dos distritos da cidade com temperaturas mais elevadas. No Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClimaSP 2020-2050) apresentado pela Prefeitura em 2021, algumas áreas da região registraram altos índices para risco climático. Este foi um dos motivos que levaram a Coordenadoria de Planejamento Urbano (Planurb) da SMUL, responsável pelo projeto, a escolher Sapopemba para o programa Bairros Verdes e Saudáveis.  

A vulnerabilidade social da população, existência de centralidades de comércio e serviço locais e a proximidade com a rede de transporte de alta e média capacidade estão entre outros critérios considerados para a decisão do Município. 

 

Terminal Sapopemba 

O Terminal Sapopemba está localizado entre a Avenida Sapopemba, a Avenida Arquiteto Vilanova Artigas e a Rua João Lopes de Lima, no distrito Sapopemba, na subprefeitura de mesmo nome. 

O equipamento atende a uma rede de 15 linhas de ônibus, sendo que duas delas estabelecem percursos intrabairros dentro de Sapopemba; sete linhas têm suas origens ou destinos na própria zona leste com ênfase nas subprefeituras Tatuapé, São Mateus, Itaquera, Vila Prudente e Mooca e cinco linhas têm como ponto de origem ou destino a área central de São Paulo, na subprefeitura Sé. 

 

 

Texto: ASCOM