Prefeitura de São Paulo agenda novas oficinas presenciais e prorroga consulta pública para PIU Arco Leste

O plano de melhorias urbanas beneficiará 11 distritos da zona leste; população pode participar dos encontros para deixar sugestões

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, divulgou nesta quinta-feira (18) o calendário de mais quatro oficinas presenciais para debater com a população o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Ao todo, serão realizados encontros nas seis subprefeituras contempladas pelo plano urbanístico que prevê uma série de melhorias para a zona leste.

Nesta quarta-feira (16) aconteceu a oficina do PIU Arco Leste na Subprefeitura de São Miguel Paulista. Amanhã (18), a atividade participativa será na Subprefeitura de Itaim Paulista. As novas oficinas ficaram agendadas da seguinte forma: Subprefeitura Penha (24 de agosto), Ermelino Matarazzo (25 de agosto), Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme (29 de agosto) e Subprefeitura Mooca (30 de agosto).

As oficinas são uma oportunidade para os moradores sinalizarem ao Município as propostas que gostariam de ver priorizadas pelo PIU Arco Leste para qualificar a região do ponto de vista de habitação, mobilidade, rede de equipamentos públicos, meio ambiente e drenagem, entre outros.

Os munícipes também podem encaminhar sugestões pelo celular ou do computador. Desde o dia 14 de julho, há uma consulta pública on-line aberta no site Participe+ em que a população pode opinar sobre o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Para ampliar a participação da população, o prazo para contribuição foi prorrogado até o dia 08 de setembro.

O cidadão também pode indicar problemas e soluções para a região onde mora através de um formulário digital ou comparecer pessoalmente às praças de atendimento de uma das seis subprefeituras contempladas no PIU Arco Leste.

 

Confira abaixo a agenda atualizada das oficinas presenciais:


Subprefeitura São Miguel Paulista (já realizada)

Data: 16 de agosto

Horário: 18h30

Local: Auditório da Subprefeitura

Endereço: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76 - Vila Jacuí

 

Subprefeitura Itaim Paulista (já realizada)

Data: 18 de agosto

Horário: 18h30

Local: Auditório da Subprefeitura

Endereço: Avenida Marechal Tito, 3012 - Itaim Paulista

 

Subprefeitura Penha

Data: 24 de agosto

Horário: 17h

Local: Auditório da Subprefeitura

Endereço: Rua Candapuí, 492 - Vila Marieta

 

Subprefeitura Ermelino Matarazzo

Data: 25 de agosto

Horário: 17h30

Local: Auditório da Subprefeitura

Endereço: Avenida São Miguel, 5550 - Jardim Cotinha

 

Subprefeitura Vila Guilherme/Vila Maria

Data: 29 de agosto

Horário: 19h

Local: Auditório da Subprefeitura

Endereço: Rua General Mendes, 111 - Vila Maria Alta

 

Subprefeitura Mooca

Data: 30 de agosto

Horário: 19h

Local: Auditório da Universidade São Judas Tadeu (Bloco A, Térreo, Sala T06 A)

Endereço: Rua Taquari, 546 - Mooca

 

Saiba mais sobre o processo participativo do PIU Arco Leste

 

O que é PIU Arco Leste?

O PIU Arco Leste é um estudo em elaboração pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo. Seu objetivo é identificar dinâmicas que levem ao desenvolvimento de novas centralidades e, com isso, implementar melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras áreas, para 11 distritos da Zona Leste. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.

O Plano está em sua segunda fase de desenvolvimento. Nesta etapa, a Prefeitura apresenta à população as intervenções em andamento ou programadas para a região. A lista de ações propostas decorre dos Planos de Ação das Subprefeituras e/ou do planejamento das secretarias e órgãos municipais envolvidos. O objetivo nesta etapa é ouvir os munícipes sobre essas propostas e identificar outras soluções para qualificar esse território.

Após consolidar todas as contribuições recebidas, a Prefeitura vai elaborar Planos de Ação Integrada que qualifiquem essa região tão relevante para a cidade, tendo como prioridade as seguintes diretrizes:

-redução da precariedade habitacional

-ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos

-equilíbrio entre empregos e moradias

-fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho

-incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo

 

Clique aqui para saber mais