SMUL mantém acervo de dados sobre a capital paulista que celebra 469 anos de existência nesta quarta-feira

Com o Infocidade, população pode consultar as principais curiosidades de São Paulo

Alguns chamam de “selva de pedra”, já outros de “terra da garoa”. Há também aqueles que carinhosamente chamam de “Sampa” ou simplesmente de “SP”. Com tantos nomes e apelidos, a cidade de São Paulo completa 469 anos nesta quarta-feira, 25, com uma imensidão de curiosidades sobre ela.

Muitas dessas informações podem ser encontradas no Infocidade, o endereço para consultas de dados sobre a capital paulista. Nele, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coloca à disposição da população uma extensa compilação de materiais que compõem o rico acervo de seu banco de dados. Para acessar o Infocidade, clique aqui.

Atualmente, os dados estão organizados em 25 temas e trazem sempre uma série histórica sobre a evolução de algum aspecto da cidade. Ao acessar o site, o cidadão pode encontrar a quantidade populacional de cada distrito de São Paulo desde 1980 e o quanto cada distrito cresceu demograficamente.

Também é possível observar a evolução da temperatura média do ar e a quantidade de chuva desde 1933. Além de dados sobre o Meio Ambiente, o Infocidade apresenta um vasto mapeamento de informações sobre a Educação no município, como por exemplo: a evolução do número de matrículas no ensino básico por subprefeituras.

Os munícipes podem consultar as informações em diferentes formatos, como gráfico e tabelas. Uma novidade nesse ano é a publicação da janela que traz informações sobre quantidade de ruas; extensão total de córregos e maiores avenidas. Para realização desses cálculos, a equipe técnica fez o uso de geotecnologias e imagens 3D.

Todos os temas contam com "notas técnicas" onde a equipe técnica da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) explica como os dados foram coletados e a fonte de origem.

A propósito, conheça agora alguma dessas curiosidades sobre a cidade:

Número total de ruas: 64.725

Número de ruas oficiais: 50.439

Extensão total de córregos (canalizados ou abertos): 4.246,77 km

Avenidas mais extensas da cidade: Marginal Tietê (22,0 km), Av. Sapopemba (18,2 km), Av. Aricanduva (16,8 km), Av. Jacu-Pêssego (12,5 km), Av. do Estado (11,9 km).

Subprefeituras mais populosas: 1° lugar - Campo Limpo; 2° lugar - M'Boi Mirim; 3° lugar - Vila Prudente/Sapopemba

Precipitação de chuva: 849,8 mm (ano de 1933); 1.475,5 mm (ano de 1970); 1.752,0 mm (ano 2000); 1.429,6 mm (ano de 2021)

Conheça São Paulo com o Infocidade, clicando aqui.