SMUL apresenta à Delegação Alemã plano de recuperação para o Centro

Foto: Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento
 

Nesta quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) recebeu a agência alemã de cooperação técnica Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH para trocar experiências sobre urbanismo e apresentar projetos que visam à requalificação do Centro de São Paulo. O encontro também contou com a participação da SP Urbanismo, Subprefeitura da Sé e da Secretaria de Relações Internacionais.

O evento se iniciou no Auditório da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), no Edifício Martinelli. O secretário da SMUL, Marcos Gadelho, celebrou a oportunidade de diálogo, tendo em vista, especialmente, o amplo plano do Município para a transformação da região central.

“O Prefeito Ricardo Nunes criou o Comitê #TodosPeloCentro para coordenar as ações de diversas secretarias municipais para a região. Temos como grande desafio promover essas intervenções e, ao mesmo tempo, garantir a preservação ambiental”, destacou Gadelho.

O presidente da SP Urbanismo, Cesar Azevedo, integrou a mesa de abertura do evento. Ele evidenciou a importância de São Paulo voltar a ser protagonista em urbanismo na América Latina.

“Para isso, é necessário termos um Centro dinâmico, sustentável e seguro. É objetivo da Prefeitura de São Paulo reduzir as distâncias entre moradia e emprego, especialmente na região central, que já é dotada de grande infraestrutura”.

Na mesma linha, o Subprefeito da Sé, Marcelo Vieira Salles, falou sobre a oportunidade de obter novos conhecimentos para a recuperação do Centro.

“Quem ouve mais, erra menos. Estamos abertos para ouvir experiências que ajudem o poder público a desenvolver a região central, de modo a garantir o convívio de seus moradores com aquelas pessoas que apenas trabalham no local”.

Tanja Gönner, presidente do Conselho de Administração da GIZ, agradeceu a recepção e a chance de compartilhar experiências desenvolvidas pela agência mundialmente.

“Trabalhamos com o conceito de urbanismo integrado, que une a preservação do meio ambiente à questão habitacional. O desenvolvimento das cidades a partir do uso da tecnologia e pós-COVID-19 também é tratado pela GIZ”.

Após as falas, a equipe técnica da SMUL fez uma apresentação sobre projetos urbanos em andamento para o Centro, como a AIU do Setor Central e o Plano de Requalificação Urbana do Parque Dom Pedro II.

Os participantes foram convidados, então, a visualizar edifícios icônicos de São Paulo através do terraço do Edifício Martinelli. E, depois, a caminhar pelo Centro, conhecendo pontos históricos, como o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal e a Praça das Artes.

A GIZ é uma empresa federal alemã de cooperação técnica que atua no Brasil há 60 anos para o desenvolvimento sustentável. O foco do trabalho da GIZ no país são as energias renováveis e a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, além de temas como formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima.