Lotes da cidade podem ser consultados no Portal GeoSampa

Em formato digital, lotes fiscais representam o cadastro atualizado do Município e são essenciais para a solicitação de documentos e análise de processos de licenciamento de imóveis

Você sabia que desde maio de 2019 os lotes fiscais da cidade desenhados manualmente não são mais atualizados e seu uso pode comprometer a análise de processos junto à Prefeitura de São Paulo?

Por outro lado, há mais de um ano estão publicados no Portal GeoSampa os lotes em formato digital. O conteúdo reflete o mapa de lotes do Sistema da Informação da Secretaria Municipal da Fazenda, garantindo, assim, que o dado seja fiel à sua origem e esteja sempre atualizado.

Os lotes fiscais identificam as áreas para as quais estão cadastradas as unidades imobiliárias utilizadas no lançamento do IPTU, além de servirem como referência para a localização das edificações do município, como casas, prédios, hospitais, escolas. Eles são essenciais tanto para o poder público, quanto para a sociedade civil, sobretudo, para profissionais ligados à construção civil. O protocolo e a análise de processos de licenciamento, a fiscalização de um imóvel denunciado e a identificação se determinado empreendimento invade área pública são casos que dependem das informações sobre os lotes.

Com a digitalização dos lotes, a gestão dos dados e o acesso ao cidadão ficaram muito mais fáceis. Antes, o Portal GeoSampa apresentava na tela apenas as informações dos setores e quadras fiscais, mas para acessar o lote era necessário baixar um arquivo específico em formato PDF. Atualmente, tudo pode ser consultado diretamente no mapa. As informações podem ainda ser impressas ou salvas no computador.

Outra vantagem dos lotes digitais é sua precisão geográfica (escala e vetorização), sendo um dado de qualidade superior aos desenhos feitos à mão.

O Portal GeoSampa apresenta uma série de informações sobre os lotes, como área total e área construída, endereço, tipo de uso (residencial e não residencial) e dígito SQL (número de cadastro do IPTU).

Além disso, ao relacioná-lo com outras camadas do mapa, como zoneamento, sistema viário e áreas de tombamento, é possível verificar se o lote se encontra em área ambiental, contaminada, envoltória de tombamento, em perímetro de Operação Urbana, etc.
 

Como acessar?
Entre no Portal GeoSampa e, no lado direito da tela, clique em Cadastro > Cadastro Fiscal > Lotes.

Em seguida, selecione o botão “Obter Informação da Camada” (lado esquerdo), representado pela letra “i”, e clique no lote desejado para obter informações.

Para dúvidas, entre em contato com geosampa@prefeitura.sp.gov.br 


Portal GeoSampa
O Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico e reúne dados georreferenciados sobre cerca de 300 temas (camadas) de interesse à cidade.

Por exemplo, é possível consultar informações sobre o zoneamento do município, a rede de transporte público, bibliotecas, escolas, parques, e muito mais! Todos esses dados são constantemente atualizados pelas secretarias responsáveis e também estão disponíveis para download.

Clique aqui para acessar o Portal GeoSampa