Prefeitura nomeia Praça em homenagem a ídolo palmeirense Romeu Pellicciari

Praça está localizada no Jardim das Perdizes, loteamento licenciado pela SEL em 2011

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Licenciamento (SEL), oficializou a nomeação de uma praça localizada no Jardim das Perdizes, no bairro da Água Branca, com o nome do futebolista brasileiro Romeu Pellicciari como forma de homenagear sua contribuição para o esporte e para o futebol brasileiro, desde o início de sua carreira, em 1930.

A iniciativa de batizar a praça com o nome do jogador foi da própria Administração municipal. O início do processo de nomeação se deu na SEL, responsável pelo serviço de denominação e oficialização de logradouros na cidade de São Paulo. O nome do ídolo palmeirense também passou pela aprovação da Divisão do Arquivo Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Após a aprovação do nome, a SEL iniciou o processo de nomeação, onde foi feito o cadastramento e elaboração da minuta de Decreto para oficializar o logradouro em questão, além de serem realizadas as atualizações nos mapas e controles internos de trânsito.

A nomeação de logradouros por iniciativa da Prefeitura se dá pela necessidade de denominar ruas e praças advindas da abertura de novas vias decorrentes da aprovação de novos loteamentos. Novos loteamentos surgem quando uma grande porção de território é dividida em diversos lotes menores, abrindo ruas e criando novos espaços públicos..

Romeu Pellicciari nasceu em Jundiaí, em 26 de março de 1911 e começou sua carreira em times amadores de sua cidade natal, até que, em 1930, foi contratado pelo clube Sociedade Esportiva Palestra Itália, atual Sociedade Esportiva Palmeiras. Com o time, ficou conhecido por seus dribles inesperados e lançamentos precisos, sendo tricampeão paulista (de 1932 a 1934) e conquistando o Torneio Rio-São Paulo de 1933. Também fez parte da Seleção Paulista bicampeã do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. Um de seus feitos mais admirados pela torcida palmeirense ocorreu em um jogo contra o Corinthians, em 1933, no qual, sozinho, marcou 4 dos 8 gols realizados na partida. Seu talento atraiu outros times, como o Fluminense, para o qual jogou por 8 anos, voltando para o Palmeiras e, posteriormente, tendo uma passagem pelo Comercial, de Ribeirão Preto.