Estagiárias da SMUL vencem concurso "As Melhores Práticas de Estágio" da Prefeitura de São Paulo

O evento recebeu 170 inscrições e premiou oito projetos de vários órgãos municipais

As estagiárias Ana Luiza Aun Al Makul e Juliana Martines Balazs, da Assessoria de Gabinete e Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), foram as grandes premiadas da 11a edição do concurso “As Melhores Práticas de Estágio” da Prefeitura de São Paulo realizado no último dia 29 de novembro.

O evento que é uma realização da Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIIE) recebeu 170 inscrições e premiou oito projetos, 4 na modalidade individual e 4 na modalidade em grupo.

E foi exatamente na categoria “Grupo”, que o projeto das estudantes de arquitetura alcançou a primeira colocação. Elas desenvolveram, durante dois meses, um estudo sobre os mapas para os territórios do Programa de Urbanismo Social do Município com a supervisão da arquiteta Gabriela Medeiros.

“O trabalho partiu da necessidade dos funcionários da SMUL e de outras secretarias conhecerem melhor os aspectos espaciais dos territórios em que estamos atuando”, destacou Ana Luiza Aun Al Makul.

Anteriormente, os mapas para cada território eram feitos de formas diferentes, o que dificultava a compreensão de suas características. Para mudar isso, Ana e Juliana, através do Portal GeoSampa e da ferramenta de geoprocessamento QGIS, padronizaram as informações dispostas nos mapas, como rede de transporte, equipamentos públicos e vegetação, e a sua própria identidade visual.

“Elas criaram um padrão de layout, definindo quais e como as informações deveriam aparecer. Hoje, apesar dos territórios serem bastante diferentes, conseguimos ler as mesmas informações em cada um deles, o que possibilita fazer análises e comparações”, afirmou Gabriela Medeiros

Com o tema “Coletar, integrar e difundir dados sócio territoriais através da representação cartográfica comunicativa”, o projeto das futuras arquitetas já está sendo colocado em prática na SMUL.

A expectativa é que esses mapas sejam compartilhados com as secretarias integrantes do Programa de Urbanismo Social para que, de forma simplificada, cada pasta possa inserir suas informações. Consolidados, os mapas serão disponibilizados para acesso público.