Sistema de geoprocessamento da SEL será apresentado em congresso

Programa, desenvolvido por funcionários, organiza dados do cadastro urbanístico da secretaria

A Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL) participará do MundoGeo#Connect, congresso que reúne as principais inovações de mapeamento e processamento de dados implantadas na América Latina.

No dia 10 de maio, durante o evento, será apresentado o novo sistema de geoprocessamento da SEL, que vem sendo desenvolvido desde agosto do ano passado por funcionários da Coordenadoria de Gestão de Licenciamento Eletrônico, Informatização e Geoprocessamento (CEIGEO-SEL). A palestra será ministrada por Sylvia Regina Rodrigues Damião, assessora técnica da CEIGEO responsável pela elaboração do programa, durante o seminário “Geoinformação na Gestão Municipal”.

A função do sistema de geoprocessamento é organizar os dados do cadastro urbanístico da SEL. Nesta primeira fase do programa, estão sendo trabalhadas as informações relativas a parcelamento do solo, como arruamentos, regularização de áreas urbanizadas, desemembramentos de gleba, entre outros, que em breve estarão disponibilizados para todos os cidadãos na plataforma GeoSampa.

Uma das principais características do sistema é que sua programação está sendo realizada através de um software livre e gratuito, medida que reduziu os custos da implementação.

Com a iniciativa, os técnicos da secretaria poderão consultar de maneira prática essas informações, que são essenciais para o processo de licenciamento. Antes, o acervo estava disponível apenas em uma máquina da Supervisão de Informações (INFO-SEL), o que dificultava o acesso a esse banco de dados.