Extrato da 40ª Reunião Extraordinária

Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 01 de setembro de 2022, página 23.

TALITA VEIGA CAVALLARI FONSECA, Secretária Executiva do Conselho Municipal de Política Urbana - CMPU/SMUL, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, DETERMINA a publicação do extrato contendo as deliberações do Plenário relativas às matérias constantes da Pauta da 40ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, realizada em 29 de Agosto de 2022.

 
PAUTA DA REUNIÃO - 1. Comunicações Gerais; 2. Apresentação dos Fundamentos da revisão intermediária do PDE; 3. Apresentação dos Elementos do processo Participativo da revisão intermediária do PDE; 4. Apresentação da proposta das agendas participativas das etapas 2 e 3 do processo participativo da revisão intermediária do PDE.
 
01) O Presidente Suplente, Sr. José Armênio de Brito Cruz, iniciou a reunião às 14h30min, cumprimentando as Conselheiras e os Conselheiros; na sequência, foi apresentada a seguinte questão de ordem pelo Conselheiro Suplente do Conselho Participativo Municipal Macrorregião Norte 2, Sr. Francisco João Moreirão de Magalhães: “Teve uma disputa judicial que a Prefeitura venceu, com uma decisão judicial que reconhece o argumento da prefeitura de que a PLANURB não está apta a realizar o diagnóstico, que este diagnóstico teria que ser feito pela FDTE. Então, eu considero que o que foi feito até agora, antes da gente ter um diagnóstico da FDTE, não está valendo, não tem como a gente continuar sem ter um diagnóstico. Tudo isso que a gente está discutindo aqui, cadê o diagnóstico, a não ser que a prefeitura resolva dizer para a justiça que ganhamos a ação, mas não devíamos ter ganhado, entendeu. Eu quero considerar que isso que nós vamos discutir aqui hoje não tenho, não tem como ter validade, precisamos ter o diagnóstico da FDTE, conforme a prefeitura argumentou para a justiça e, conforme a justiça reconheceu. Essa é a questão que eu quero levantar e gostaria muito que constasse do extrato da ata, essa questão de ordem”; em resposta, o Presidente Suplente informou que a ação em que a Prefeitura venceu, em relação à contratação da FDTE, ocorreu há um ano atrás, contexto em que a argumentação que justificou essa contratação é diversa do momento atual, considerando que a Prefeitura se equipou, se instrumentalizou para desenvolver o diagnóstico, uma vez que a contratação da FDTE foi inviabilizada, e que essa vitória na ação não representa a capacidade ou a falta desta na realização do diagnóstico, mas sim, se poderia ou não contratar a FDTE, concluindo que entende que a questão de ordem não procede, e informando que a questão sobre os procedimentos estão sendo tratados com o Ministério Público; em seguida, em relação ao primeiro item de pauta, foi dada ciência da ata da 35ª Reunião Extraordinária do CMPU.
 
02) Em continuidade à pauta, a Coordenadora de PLANURB, Sra. Heliana Lombardi Artigiani fez a apresentação referente aos itens 2 e 3 da pauta, sobre os fundamentos da revisão intermediária do PDE e os elementos do processo participativo da revisão intermediária do PDE da Etapa 1, seguida de debates e pela solicitação de alguns conselheiros e conselheiras de que a reunião fosse suspensa, para que seja apresentado na continuidade desta reunião o detalhamento da sistematização do processo participativo e a proposta de escopo da revisão intermediária do PDE.
 
03) O Presidente Suplente fez suas considerações finais, agradeceu a participação do colegiado e suspendeu a reunião às 17h57min, agendando para o dia 12 de setembro de 2022 a continuidade da presente reunião, com eventuais inclusões de pauta conforme debatido, bem como a apresentação da proposta das agendas participativas das etapas 2 e 3 do processo participativo da revisão intermediária do PDE.