51 - Nota Técnica 1 - Projeções populacionais para macroáreas do PDE

A população estimada para o Município de São Paulo para o ano de 2020 é de 11.869.660 habitantes. A Macroárea de Redução da Vulnerabilidade Urbana (MRVU) concentra não apenas o maior número absoluto de pessoas como também uma densidade populacional maior que 150 habitantes por hectare. Essas e outras informações foram organizadas e disponibilidades pela Coordenadoria de Produção e Análise da Informação de SMUL a partir da base de projeção populacional da Fundação SEADE.

O Informe Urbano nº 51 – Nota Técnica 1 apresenta estimativas da população no Município de São Paulo desagregadas por distritos, subprefeituras e macroáreas do Plano Diretor Estratégico (PDE).

No âmbito do processo de revisão intermediária do PDE, com a ausência do Censo Demográfico de 2020, identificou-se a necessidade de acesso aos dados de população que pudessem subsidiar os diagnósticos e análises das políticas de desenvolvimento urbano propostas no Plano.

Para tanto, foram trabalhados os dados da base de projeção populacional da Fundação SEADE em função da divisão territorial das macroáreas propostas pelo PDE. Esse trabalho foi compilado e disponibilizado em formato de dados abertos para ampla utilização por gestores públicos e toda sociedade civil envolvida no processo. Dentre o material apresentado é possível extrair informações de população em números absolutos por anos (de 2000 a 2050, em intervalos de 5 anos), por sexo, por faixa etária, nos recortes territoriais de distrito, subprefeitura e macroáreas PDE.

Acesse o estudo na íntegra.