Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC

Programa BPC na Escola

O que é?
É um Programa de Acompanhamento e Monitoramento do Acesso e Permanência na Escola das Pessoas com Deficiência Beneficiária do Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS, com idade de 0 a 18 anos.

O que é o BPC?LOAS?
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC/LOAS é um benefício assistencial, no valor de um salário mínimo mensal para as pessoas idosas, a partir dos 65 anos de idade e para as pessoas com deficiência, em qualquer idade, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho.

Como o Programa se desenvolverá?
A Prefeitura de São Paulo, por meio dos funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS realiza visitas domiciliares às crianças e adolescentes de 0 a 18 anos beneficiárias do BPC para responder o questionário que irá identificar as dificuldades que impedem o acesso e a permanência das crianças e adolescentes na escola.

Como identificar o funcionário da Prefeitura?
Através do crachá da Prefeitura e com uma carta de apresentação, e explicará os objetivos do Programa BPC na Escola.

É obrigatório responder o Questionário?
Não. Mas as informações são necessárias para a criação dos serviços públicos de saúde e educação para as crianças e adolescentes com deficiência.

Posso perder o benefício se eu não responder o Questionário?
Não. Você continuará recebendo o BPC normalmente.

Todas as pessoas com deficiência vão receber a visita domiciliar?
Não. Só as que estiverem na faixa etária de 0 a 18 anos indicadas pelo Ministério de Desenvolvimento social e Combate a Fome.

Onde posso ter mais informações sobre o Programa BPC na Escola?
Procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais perto de sua casa.