‘Festa da Família’: dia de celebração e arte em Itaquera

Com apresentações e atividades para toda a família, a festa reuniu oito serviços da rede socioassistencial da cidade

Texto e foto: Marianne Seixas 

No último sábado (04) o Circo Social “Dom Bosco”, localizado em Itaquera, zona leste, foi palco de um evento que reuniu atendidos de diversos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. A festividade contou com uma programação diversificada de apresentações artísticas, que encantaram os familiares e munícipes presentes.

Coordenado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) “Obra Social Dom Bosco” em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o evento teve apresentações realizadas pelos serviços: Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) “Nossa Senhora Aparecida”, CCA “Santo Antônio”, CCA “São José”, CCA “Bom Pastor”, Circo Social “Dom Bosco”, Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) “Dom Bosco I”, CEDESP “Dom Bosco II” e Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) “Jovem Bem Viver”, que encantaram o público com suas performances.

A celebração que anteriormente ocorria no "Dia das Mães", e agora é chamada de Festa da Família, está em sua vigésima edição e tem como propósito abranger todos os tipos de famílias, refletindo a diversidade. 1415 atendidos estiveram envolvidos na produção do evento, sendo 420 deles no suporte das atividades ao longo do dia, enquanto 995 atuaram em apresentações artísticas, destacando o espírito de comunidade.

O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, marcou presença na festa, destacando o compromisso da gestão municipal com iniciativas voltadas a integração social. Em fala ao público, o Prefeito ressaltou a importância de atividades como essa: “Em nome da prefeitura de São Paulo agradeço e reconheço todo o trabalho feito hoje, nós apoiamos e incentivamos cada vez mais o trabalho feito por aqui.”

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ciça Santos também esteve presente e parabenizou a todos pela linda festividade. “É gratificante ver tantas famílias reunidas em um ambiente de alegria e harmonia, celebrando a diversidade e fortalecendo os laços comunitários.”

Além das exibições, os presentes puderam desfrutar de uma variedade de atividades recreativas, como jogos, brincadeiras, oficina de cartonagem, esmaltação e manicure, e corte de cabelo e penteado.

A “Festa da Família” não apenas proporcionou entretenimento, mas também reforçou a importância do apoio comunitário. O evento destacou-se como uma verdadeira exaltação da cultura, arte e união familiar.

 

Rede socioassistencial

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Obra Social Dom Bosco é a responsável pela administração dos serviços e coordena 18 serviços vinculados à SMADS. Eles totalizam 3575 vagas, divididas entre serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, e acolhimento, sendo eles: um Circo Social, um de Medida Socioeducativa em Meio aberto (MSE-MA), um Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), três Serviços de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes (SAICA), quatro Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), e oito Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP),