Prefeitura inaugura primeiro Centro Dia para Idoso em Parelheiros

Entrega de equipamento no extremo sul da cidade faz parte do Programa de Metas de São Paulo

Área de lazer frequentada pelos idosos do Centro Dia para Idoso

No próximo dia 25 de janeiro, São Paulo comemora o seu 468º aniversário e entre os presentes que a cidade ganhou neste dia está o novo ‘Centro Dia para Idoso São Pedro – CDI São Pedro’, localizado no distrito de Parelheiros, na zona sul da cidade. O serviço - conveniado com a Organização Social Jovens do Futuro - é o primeiro inaugurado na região e vai disponibilizar 30 vagas para idosos, que podem ficar no local das 07h às 19h.

A iniciativa do Executivo vai ao encontro do que estabelece o item 17 do Programa de Metas da cidade de São Paulo, que prevê a ampliação da rede de oferta dos serviços prestados à população idosa na cidade de São Paulo, garantindo a existência de ao menos um Centro Dia do Idoso por Subprefeitura. Este é o 24º CDI da cidade e elevou para 690 o número de vagas para estes serviços no município.

CDI São Pedro

Localizado em uma área com mais de 2,4 mil m², o CDI São Pedro dispõe de um amplo espaço externo e que possibilita aos idosos a realização das mais diversas atividades durante o período de estadia no local. A área de lazer, por exemplo, conta com opções como piscina, churrasqueira, um campo de futebol e uma quadra, além de espaço livre com muito verde.

A programação do CDI São Pedro, que acontece de segunda a sexta-feira, conta com atividades como musicoterapia, artesanato, jogos e ações de interação e estímulo a convivência. Além das três refeições diárias que serão servidas (café da manhã, almoço e café da tarde) e das ações complementares citadas acima, os idosos passam parte do seu tempo recebendo acompanhamentos específicos com profissionais de fisioterapia, psicologia e enfermagem.

Números

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), oferece atualmente 141 serviços para a população idosa na cidade, que disponibilizam um total de 15.844 vagas.

Estes serviços estão dispostos da seguinte forma: 12 Centros de Acolhida Especiais para Idosos em situação de rua (1.694 vagas); 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos -ILPI (540 vagas); 24 Centro Dia para Idosos (690 vagas); 1 Serviço de Alimentação Domiciliar para a pessoa idosa (180 vagas); 89 SCFV - Núcleos de Convivência de Idoso (12.380 vagas) e 1 Centro de Referência da Cidadania do idoso (400 vagas).

A SMADS acrescenta ainda que sua coordenação de Proteção Social Especial (PSE) possui uma rede de atendimento socioassistencial voltada à população idosa, atuando na criação de políticas públicas em concordância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).