Boa Leitura, Reflexão e Café

Projeto “Café Literário” garante tardes de leitura e lazer para idosos

Na foto, diversos idosos estão reunidos para uma roda de conversas com café. a orientadora do serviço explica a atividade e segura um livro.

Texto: Victor Pudo
Fotos: Acervo

Desde abril de 2024, o ILPI “Arco Íris IV”, localizado em Parelheiros, zona sul de São Paulo, realiza o “Café literário”. O projeto nasceu em uma conversa com os idosos, que manifestaram ter vontade de ler, porém, muitos tinham a visão afetada. Como solução, um orientador passou a ler para os acolhidos e o projeto vingou.

Sempre às segundas-feiras, os idosos se juntam numa roda e escutam atentamente a leitura do livro escolhido. Os livros normalmente são curtos e de fácil compreensão.

Com todo cuidado, os textos são interpretados e comparados com as histórias de vida de cada um. Eles são sempre convidados a refletir sobre o que foi lido.

Durante a atividade, que encoraja e estimula a socialização, os atendidos podem desfrutar de um bom café com bolo. E são eles que escolhem o sabor da iguaria. A ideia é estimular lembranças afetivas.

A gerente do ILPI “Arco Íris IV”, Cris Montano, diz que os idosos são participativos, dão boas risadas e têm ótima interpretação dos textos. E em depoimentos, os atendidos dizem que o Café Literário estimula a atividade mental deles, além de proporcionar saber e diversão.

Na última segunda-feira, 29, os idosos acompanharam a leitura do livro “Histórias que Ouvi Contar”, da autora mineira Alaíde Lisboa de Oliveira. Na publicação de 2004, a escritora narra estórias de diversas mitologias e de diferentes lugares.

Na foto, diversos idosos estão reunidos para uma roda de conversas com café. a orientadora do serviço explica a atividade e segura um livro.

Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)


ILPIs são espaços destinados ao acolhimento de pessoas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, ou para aqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional.

Atualmente, a rede socioassistencial dispõe de 19 ILPIs na cidade de São Paulo oferecendo 720 vagas.