CCA da zona sul de São Paulo visita Parque Linear Aristocrata a convite da ONU-Habitat

Parceria com a Prefeitura de São Paulo leva crianças e adolescentes para conhecer as áreas verdes da capital e explicar sua importância

Texto: Victor Pudo
Fotos: Divulgação

na imagem aparecem atendidos do CCA AMAI em um semi-círculo conversando sobre

 

Os atendidos do Centro Para Crianças e Adolescentes (CCA) "AMAI I”, localizado na Capela do Socorro, zona sul, foram os convidados pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para conhecer o Parque Linear Aristocrata na última quinta-feira (18). O serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do projeto chamado "Viva o Verde SP".

O programa, iniciado pela Prefeitura de São Paulo em 5 de abril de 2023, por meio das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de Relações internacionais (SMRI), visa mostrar a importância de áreas verdes na capital e contribuir para alcançar a igualdade na distribuição espacial e na acessibilidade das áreas verdes públicas na cidade.

Para a proposta, a equipe preparou algumas atividades que incentivam o lúdico por meio da análise das crianças. O passeio começou com uma apresentação dos pequenos e seus educadores, em que eles compartilharem seus nomes, idades e os lugares favoritos no parque. Em seguida, uma equipe composta por quatro agentes representantes da ONU apresentou o parque, seu contexto histórico e suas mudanças durante os anos, enfatizando a importância das áreas verdes da região.

Separadas em grupos, as crianças caminharam pelas trilhas dentro do parque. O objetivo era analisar e anotar observações sobre o local. Essas anotações foram usadas, posteriormente, para a segunda atividade, chamada “nuvens de ideias”, em que as crianças localizavam problemas e sugeriam propostas e soluções para este e outros parques da cidade.