Projeto Ampara SP proporciona almoço natalino para famílias acolhidas

Com comidas típicas natalinas, brincadeiras para as crianças e um totem fotográfico para registrar os momentos alegres com as 16 famílias acolhidas que estiveram presentes.

 

Texto e fotos: Larissa Rodrigues

Natal é sinônimo de união, família e, acima de tudo, compartilhamento. Foi com esse espírito que neste sábado (9 ), a equipe do Ampara SP, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), proporcionou um almoço surpresa para 16 famílias acolhidas no serviço da rede socioassistencial na Rua Jaguaribe, 735, no bairro de Santa Cecília, no centro da cidade.

Em um ambiente totalmente decorado para o Natal e um almoço com comidas típicas da festividade, como arroz à grega, pernil, carne assada, farofa e muitos outros quitutes, 62 pessoas, entre adultos e crianças, puderam desfrutar de uma ceia natalina preparada pelos profissionais do Ampara SP.

“A emoção de dar tudo certo é muito bom. O coração chega a ficar quentinho com essa festa, porque a gente correu atrás, fez a lista de quem podia vir, porque teve famílias que não puderam vir porque estavam trabalhando. Esse pessoal que veio foi o acolhido desde o início.”,compartilhou a coordenadora da equipe do Ampara SP, Ana Paula Bari. “Olhar para eles e pensar que eles estavam nas ruas e hoje não estão mais, e que eu pude participar disso, mudar a vida deles, é  muito gratificante.”


As crianças também puderam participar de gincanas, pinturas em quadro e outras brincadeiras. Para quem queria guardar um registro do dia, foi possível tirar fotos divertidas e exibir em um totem fotográfico.

“Eu agradeço muito mesmo ao Ampara. Tanto pelo que fizeram hoje, como no momento em que eu mais precisei. Foi o reencontro que me ajudou. Porque foi o Ampara que ficou ali, dia e noite comigo, para eu conseguir uma vaga. Então é gratidão e muito obrigada mesmo.” disse Shirlei dos Santos Nascimento, 42 anos, que está acolhida com seus três filhos no Hotel Social Namura.

Para levar o mesmo espírito natalino para outras pessoas que ainda não estão acolhidas nos serviços da Prefeitura, a equipe do Ampara SP fez uma atividade diferenciada na Avenida Cruzeiro do Sul, região de Santana, zona norte da capital. Foram distribuídos lanches de pernil, hot dog, carne louca e entregues mini panetones para os atendidos.Mais de  230 pessoas em situação de rua participaram de atividades recreativas, danças, alongamentos e também soltaram a voz um pouquinho no karaokê!

Na foto, a equipe do Ampara SP posa ao lado do Secretário Carloz Bezerra Jr. Eles vestem camisetas azuis

 

Ampara SP

Lançado no dia 10 de abril, o projeto Ampara SP, vinculado à SMADS, implementa uma diversidade de metodologias e ações de especialistas empenhadas em sensibilizar as pessoas sobre as questões acerca da situação de rua, da oferta de atendimento na rede socioassistencial, bem como do acolhimento e qualificação profissional. O diálogo estabelecido neste projeto está fundamentado em práticas recreativas, artísticas, culturais e diálogos para a consolidação de uma comunicação acolhedora, humanizada e assertiva.

O Ampara SP dispõe de uma equipe de profissionais capaz de proporcionar atendimentos interdisciplinares voltados ao desenvolvimento integral e conta com agentes sociais, arte-educadores, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e sociólogos. Esta abordagem holística interdisciplinar tem como objetivo promover o resgate do pertencimento por meio do processo de fortalecimento do vínculo socioafetivo e da confiança.

Quando desejam, os abordados são encaminhados para vagas contratadas pela Prefeitura em hotéis ou Centros de Acolhida preparados para receber, em equipamentos separados, pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. Nestes serviços, as pessoas recebem, além da hospedagem, café da manhã, almoço, lanche e jantar. As vagas são fixas e não apenas para pernoite.