Adolescentes visitam UNIFESP e trocam vivências sobre seus espaços na cidade

Em projeto de cartografia social, os atendidos do CCA Marielle Franco participaram de atividade com alunos do curso de Geografia

Texto: Ana Luiza Martins

Fotos: Acervo

iversas pessoas se reúnem em volta de uma mesa com uma cúpula de vidro por cima. Duas pessoas usam colete amarelo com duas linhas cinzas. Dentro da cúpula há uma maquete. Ao fundo, há uma parede branca repleta de quadros e molduras, além de uma porta vermelha.

Os atendidos do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Marielle Franco voltaram a se reunir com estudantes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para nova imersão no “Projeto de Cartovivência: mapa e história de vida”.

O projeto de parceria entre os alunos da graduação de Geografia e o CCA propõe conectar os adolescentes com o espaço urbano em que eles vivem através do mapeamento e contato com a cartografia.

As crianças e adolescentes passearam pelas instalações do Campus e puderam conhecer a história do lugar. Elas também bateram um bom papo com a escritora Lilia Guerra, autora de Crônicas para Colorir Cidade e de outras publicações sobre espaço urbano e social e a vivência de pessoas da periferia nas cidades.

Em outubro, os alunos da UNIFESP foram até o serviço, localizado na zona leste, para conversar com os atendidos sobre cartografia e o espaço que eles ocupam. Como tarefa, propuseram que cada um contasse um pouco sobre a relação com seus bairros.

Dos 37 adolescentes que estiveram no Campus na quinta-feira passada (09), cinco quiseram apresentar suas histórias. Isabela Bento foi uma das adolescentes que compartilharam os relatos: "Histórias são para serem contadas. Todos têm sua história e foi interessante conhecer. Elas trouxeram muitos momentos de aprendizado".

Isabela disse ainda que a visita à universidade a animou a seguir buscando seu sonho. “Me motivou a continuar com o meu sonho, que é o de ser professora!”.

Já Ana Livia Silva de Oliveira disse que a visita acendeu nela o desejo de voltar à Unifesp como aluna: "A melhor parte foi saber o que a UNIFESP faz e que um dia eu poderei estudar lá!”.

Ana Lívia disse ainda que gostou de saber da participação dela nas histórias dos colegas e contou que também aprendeu bastante sobre cartografia.

Sobre os CCAs:

O CCA Marielle Franco é um dos 463 serviços dessa modalidade. São mais de 68 mil vagas para crianças e adolescentes entre os 6 e 14 anos e 11 meses.

Além disso, a rede socioassistencial ainda dispõe de outras sete modalidades de serviço com atendimento voltado para crianças, cada um com suas especialidades.

Para saber mais, acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/rede_socioassistencial/criancas_e_adolescentes/index.php?p=3181