Mês das Crianças: SASF Raposo Tavares convida pequenos para uma apresentação circense

Evento contou com 150 participantes e diversas atrações de circo

 Na imagem, o palhaço se apresenta em frente as crianças. À esquerda, temos a plateia, assistindo o palhaço performando com suas pipocas. À direita, o palhaço realiza uma performance com uma bexiga azul que está em sua mão, ele veste um suspensório preto, bermuda preta, meias listradas verdes, sapatos muito grandes e uma camiseta colorida.

Texto: Arthur Silvestre

Fotos: Acervo

Na último sexta-feira (29), o Serviço de Atendimento Social à Família (SASF) - Raposo Tavares, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Liga Solidária, realizou um evento muito especial com as famílias atendidas para comemorar a chegada de outubro, conhecido como o mês das crianças.

O serviço, localizado na região do Butantã, zona oeste de São Paulo, convidou seus atendidos para assistir a uma apresentação circense, com direito a pipoca e refrigerante. O evento ocorreu nas próprias instalações da SASF e contou com a presença de 150 pessoas entre pais, mães, avós, crianças e adolescentes. Os mais jovens ocuparam as fileiras da frente, desfrutando das performances de forma clara e acompanhadas de seus amigos.

Na imagem, a plateia que assistiu o espetáculo está sentada de frente para a foto, na frente crianças e ao fundo adultos. Eles estão dentro de uma sala grande com teto branco, e a foto é tirada em uma brecha das cortinas vermelhas que cobrem os apresentadores. As crianças estão com caixinhas de pipoca na mão, e podemos ver algumas latinhas de refrigerante.

Os artistas deram início às apresentações com um show de malabares para abrir os espetáculos, com diversas manobras de malabarismo com pinos de boliche. Em seguida, um mágico entrou em cena para realizar sua performance, com a ajuda de sua assistente. Logo depois, foi a vez do palhaço divertir não somente os jovens, mas também os adultos, que se divertiram e riram como se tivessem voltado à infância.

Na sequência, um contorcionista saiu de trás das cortinas e surpreendeu a todos da sala. Os espetáculos terminaram com um equilibrista em cima de suas pernas de pau, cantando uma música junto e encerrando o show circense na SASF.

A gerente do serviço, Shirley Christiane, comentou sobre como ela percebeu os impactos do evento nos presentes: "Trazer o circo até as famílias foi um momento novo para as crianças e para muitos adultos, foi um resgate das memórias da infância. As atividades circenses trouxeram a magia do mundo do circo, a alegria e sorrisos largos das crianças que se divertiram com as brincadeiras dos palhaços, as mágicas do mágico e o show da contorcionista. A alegria do circo contagiou as famílias, proporcionando uma viagem ao mundo da diversão e do brincar", afirmou.