Vila Reencontro Anhangabaú realiza Show de Talentos em festa dos aniversariantes de agosto

O evento contou com comidas e bebidas, além de apresentações musicais dos próprios moradores

Uma mulher, vestindo uma blusa e uma camiseta preta, está na frente de um microfone com um tripé, cantando. Elas têm cabelos curtos até os ombros com mechas loiras.

Texto e imagens: Sabrina Ribeiro

Na última sexta-feira (01), a Vila Reencontro Anhangabaú, no centro de São Paulo, abriu o mês com um Show de Talentos na festa de celebração dos aniversariantes de agosto. O serviço, que realiza comemorações temáticas todos os meses, reuniu as famílias para uma tarde de brincadeiras e entretenimento.

Criando um momento acolhedor e interativo, o Show de Talentos contou com apresentações das crianças e dos mais velhos com dança, karaokê, capoeira e até mesmo hip-hop. A celebração também teve como objetivo abrir a oportunidade para que as famílias compartilhassem suas paixões e habilidades.

De acordo com Tayna Silva, 27, analista de comunicação, a realização de festas temáticas no serviço promove a interação entre os moradores da Vila, atendendo aos gostos e preferências deles. “Tanto os acolhidos como a equipe participam dessas dinâmicas, e cada um pode trazer um pouco do que sabe para apresentar aos outros”, disse.

No local, há cortinas vermelhas baixas, com tecidos brancos em cima e algumas bexigas. Uma cortina improvisada de apresentações para o show de talentos do serviço.

Isabel Cristina Santos, 44, que é residente da Vila Reencontro Anhangabaú, foi a primeira no karaokê do show de talentos. Apaixonada por cantar, Isabel chegou a ir mais de uma vez para frente do público, compartilhando o quanto momentos como esse são agradáveis e fazem bem às pessoas. “Interagir com o pessoal é um momento bom. Isso me ajuda a sair da depressão”, declarou.

Para Fabrícia Leone Medeiros, 45, supervisora de envolvimento do serviço, a parte mais importante das festividades é gerar a comunhão entre os moradores do local. “A festa ocorre para que eles possam estar mais próximos com a equipe e com eles mesmos. Ela quebra momentos de tensão e timidez. Aqui, eles podem rir, se divertir e estar mais próximos uns aos outros”.

O que é o Programa Reencontro?

O Programa Reencontro realiza a entrega de unidades modulares destinadas prioritariamente a famílias - com ou sem crianças - que estejam utilizando as ruas da cidade como moradia há menos de dois anos. Cada família deve permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro e participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganho de autonomia.