Semana Nacional da Pessoa com Deficiência: NAISPD faz programação especial para atendidos

Com um cronograma cheio de atividades, o NAISPD - ADERE traz visibilidade à causa da pessoa com deficiência em semana comemorativa

Texto: Ana Paula Sousa

Fotos: Ana Paula Sousa

Na imagem mostra um grande grupo de pessoas, vestidos de camiseta cinza claro, com as mãos levantadas para o alto fazendo pose para a fotografia. As pessoas na parte da frente do grupo, carregam quatro cartazes que dizem, respectivamente, "Lei brasileira de inclusão", "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla", "Chega de Capacitismo, Inclusão Já" e "Caminhada da Inclusão ADERE".

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência (NAISPD) ADERE, localizado no Jabaquara, zona sul da capital, realizou uma programação especial para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento contou com diversas atividades durante os dias 21 a 28 de agosto, na sede da Organização da Sociedade Civil (OSC) ADERE, localizada na Vila Catarina, zona sul de São Paulo.

 

A semana teve como tema “Conectar e somar para construir inclusão” e visou evidenciar a integração do público PCD na sociedade e mostrar como desconstruir esta barreira social. A primeira atividade promovida foi o Cine ADERE, em que ocorreu a exibição do filme “Campeões” (2023) para os atendidos. Também foi exposto o mural com o tema da semana, que foi aberto ao público.

Já na terça feira (22), aconteceu o Teatro de Sombras - Movimentação e Expressão Corporal Diante da Luz, uma atividade que trabalha a movimentação e criatividade. No cronograma, houve também a apresentação do coral com músicas inclusivas e oficina de percussão com instrumentos musicais. Wesley Rodrigues, gerente técnico da NAISPD, deu mais detalhes sobre as ações promovidas. “Todas as atividades são socioeducativas, a gente trabalha com o intuito, sobretudo, de inclusão social, sociabilização e a convivência”, explicou.

Outro destaque da semana foi a Caminhada da Inclusão, que ocorreu na manhã do dia 24 e teve como objetivo a promoção da visibilidade e da qualidade de vida para o público PCD. Esta foi a primeira edição da iniciativa, que contou com a presença dos atendidos e apoiadores. Seguindo pelas ruas do bairro, com o apoio e escolta da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os atendidos entoaram cânticos e reforçaram a importância da Lei Brasileira de Inclusão. “Foi nossa primeira iniciativa e, olhe lá, realmente faz a diferença”, afirmou Wesley enquanto observava os atendidos socializando entre eles.

Na sexta-feira, chegando na reta final do cronograma especial, os atendidos fizeram uma roda de conversa sobre o tema. Durante as trocas, eles puderam expôr suas ideias e comentários sobre o assunto, assim como suas histórias.

As atividades realizadas pelos atendidos no serviço são socioeducativas, visando aprimorar a autonomia e a coordenação motora e as habilidades cognitiva. Para isso, são feitas ações com pintura, espaço de academia, musicoterapia e trabalhos manuais.

“A gente faz academia e de quinta-feira a gente tem reunião. Eu venho três dias na semana”, relata Maria Marinho, de 58 anos, que é uma das atendidas do programa.

Como última atividade da semana, alguns atendidos fizeram uma visita a uma empresa parceira do serviço. O NAISPD ADERE possui um projeto de inserção de PCDs no mercado de trabalho, chamado Emprego com Apoio. Eles encaminham os atendidos a vagas e fazem a mediação e o acompanhamento do processo.

Maria Glaucione, de 34 anos, uma das atendidas, já faz parte do serviço há 17 anos e já conquistou sua autonomia para trabalhar em uma das empresas aliadas. “Eu não esperava que eu ia conseguir trabalhar fora, e eu tive a oportunidade”, afirmou.

O encerramento da semana aconteceu na segunda-feira, dia 28, e contou com uma conversa e momentos de escuta dos usuários e funcionários sobre o evento e avaliação das atividades.



Sobre o NAISPcD ADERE:

O serviço oferece agora 90 vagas disponíveis para atendimento de pessoas com deficiência intelectual ou física a partir de 15 anos.

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência é um serviço para pessoas PCDs em situação de vulnerabilidade, violação de direitos ou ausência de inserção social.