Prefeitura inaugura novo Centro de Acolhida em prédio desativado da Fundação Casa na Zona Norte de São Paulo

O novo serviço possui 100 vagas de acolhimento para famílias que vivem em situação de rua

Texto: Lorenzo Petillo
Foto: Samuel Fragoso

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou, na manhã desta terça-feira, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias - Aldeia Esperança. O serviço dispõe de 100 vagas de acolhimento e está instalado no prédio desativado da Fundação Casa em Taipas na rua Ilha da Juventude, zona norte de São Paulo.

A cerimônia de descerramento da placa de inauguração contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

“Temos orgulho de ser uma cidade acolhedora. Nós temos a alegria de estar em uma cidade que consegue ajudar as pessoas, acolhedora e que é uma cidade muito humanizada”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

“Além do serviço de acolhimento das famílias que estão aqui acolhidas, famílias que estavam em situação de rua e que agora estão acolhidas aqui, elas ainda terão capacitação profissional, porque o que nós queremos é que as pessoas saiam daqui com autonomia”, disse Bezerra, fazendo referência à assinatura para implementação de um Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) dentro do equipamento.

O CAE de Taipas começou a receber as primeiras famílias na terça-feira (22) e seis famílias, com um total de 24 pessoas, já estão acolhidas no local. Os encaminhamentos para o CAE estão sendo realizados pela Coordenação de Proteção Social Especial (PSE) da SMADS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O espaço, com mais de 5 mil m² de área, conta com 18 suítes, sendo duas acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de refeitório, cozinha, lavanderia, brinquedoteca, sala de convívio, horta, salas de atendimento, quadra poliesportiva e academia ao ar livre.

O prédio foi reformado, revitalizado e adequado para proporcionar o acolhimento mais qualificado e humanizado de pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social. Este é o quarto prédio da Fundação Casa na cidade adaptado para implantação de serviços da rede socioassistencial da Prefeitura, que é fruto de parceria firmada entre a SMADS e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.

A administração do novo serviço está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Claret. O CAE para Famílias - Aldeia Esperança está localizado no território da Supervisão de Assistência Social (SAS) Pirituba/Jaraguá e, atualmente, conta com 25 profissionais trabalhando no serviço, sendo: gerente, assistente técnico, psicólogo, assistentes sociais, orientadores socioeducativos e agentes operacionais. O repasse mensal da Prefeitura à OSC é de R$ 213.437,23.

Serviços da rede socioassistencial para famílias

A rede socioassistencial da Prefeitura possui 92 serviços de diferentes modalidades, sendo eles de acolhimento e convivência, voltados às famílias que vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Ao todo, são 70 mil vagas. Importante destacar que as famílias também podem fazer uso dos serviços de outras tipologias da rede socioassistencial da Prefeitura.

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da Operação Baixas Temperaturas (OBT), entre outros.