Seminário do NAISPD - Cantinho da Paz conscientiza população sobre a luta da pessoa com deficiência

Evento também incluiu na pauta o racismo sofrido por pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Na imagem, os atendidos do NAISPCD estão vestindo roupas pretas. Um rapaz no meio deles levanta uma placa, onde está escrito "Até quando seremos invisíveis?".

Texto: Sabrina Ribeiro
Fotos: Acervo

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Núcleo de Apoio à Inclusão Social Para Pessoas com Deficiência (NAISPD) - Comunidade Cantinho da Paz - Núcleo IV, em Guaianases, realizou o 1º Seminário da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Abordando o tema "A questão racial como atravessamento da Deficiência Intelectual", a programação reuniu cerca de 80 pessoas para discutir sobre os direitos da pessoa com deficiência, o combate ao preconceito e o seu dever em sociedade.

O evento começou com a apresentação teatral “Até quando seremos invisíveis?” no primeiro dia, realizada pelos atendidos do NAISPD. A mesa da programação contou com abordagens de especialistas sobre o entendimento à deficiência intelectual, o racismo e acesso das minorias à saúde e as vivências do trabalho e do lugar da pessoa com deficiência no contexto periférico.

No segundo dia de seminário, os convidados entenderam sobre o trabalho da Delegacia da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a igualdade racial e o direito da pessoa com deficiência. Os atendidos do NAISPD trouxeram suas próprias vivencias ao público, dando voz à sua luta.

De acordo com Auana Alves, 29, assistente social, a ideia do seminário em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla contou a todo momento com a participação dos atendidos do serviço, tanto para sugestões como auxílio geral. “A ideia do seminário surgiu a partir das vivências dos atendidos, em que pudemos identificar o recorte de raça como agente de maior exclusão das pessoas com deficiência. Eles tiveram participação direta, tanto na construção e apresentação do teatro como nas discussões”, explicou.

Na imagem, um homem de terno azul coordena a palestra. Há mais quatro pessoas na imagem, duas a cada lado dele. Há uma mesa com tecido branco e amarelo na frente deles com algumas garrafas de água. Atrás, uma apresentação de slides mostra o nome do seminário e suas informações.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece de 21 a 28 de agosto e busca conscientizar e trabalhar a inclusão e as necessidades da pessoa com deficiência em sociedade, ressaltando a importância das condições acessíveis para sua participação nos espaços públicos.

Para Vanessa Pereira Lima, 38, gerente do NAISPD Guaianases, abordar sobre o racismo e a luta pela pessoa com deficiência intelectual se faz presente a partir da ideia de interseccionalidade, quando o indivíduo convive com mais de uma questão. “Muitos dos nossos atendidos são pessoas negras com deficiência, o que os torna duplamente suscetíveis à exclusão e ao racismo”. A gerente também ressalta o dever de esclarecer o assunto para pessoas fora do convívio do serviço. “Trazer luz a essa discussão é importante, pois atravessa muitos deles e suas famílias. O assunto precisa ser pensado e debatido na perspectiva de efetivação de seus direitos dentro das políticas públicas, de assistência, educação e saúde”.

 

O Núcleo de Apoio à Inclusão Social Para Pessoas com Deficiência

O serviço tem o objetivo de garantir os direitos da pessoa com deficiência, o desenvolvimento de mecanismos para sua inclusão social e oferecer suporte a partir de suas necessidades individuais e sociais.

Atualmente, a rede socioassistencial conta com mais de 30 unidades de NAISPDs na cidade de São Paulo.