NCI Santa Vincenza Gerosa, zona leste, oferece passeio no Sesc Itaquera para os idosos acolhidos pelo espaço

A ideia foi envolver os atendidos em atividades que contribuem para o processo de envelhecimento saudável e o desenvolvimento da própria autonomia

Texto: Victor Marques 

Fotos: Acervo 

Na imagem, diversos idosos estão em uma ponte, com proteção para apoiar, em cima de um lago.

Na última quinta-feira (17), o Núcleo de Convivência de Idoso (NCI) - Santa Vicenza Gerosa, na Vila Oratório, zona leste, realizou uma atividade externa no Sesc Itaquera. Cerca de 45 idosos atendidos pelo serviço participaram do primeiro Encontro de Pessoas Idosas de 2023, que traz como propósito a busca pelo acesso aos sonhos e desejos através de poesia, cultura, moda e histórias.

Dentre as ações que foram oferecidas para o público, destacou-se a oficina de aulas de espanhol, no qual os idosos puderam aprender de forma dinâmica um novo idioma.

Também foi proposto uma oficina de yoga, estimulando a prática de exercícios físicos e auxiliando no alongamento do corpo e no relaxamento da mente. No período da tarde, os idosos puderam realizar uma intervenção com provocações poéticas, desenvolvendo a leitura e interpretação de texto.

Na imagem, diversos idosos estão sorrindo em um espaço aberto, todos com a mão levantada. No fundo, diversas árvores.

Uma das idosas que participaram do passeio, Vera Alamino, de 71 anos, contou que não realizava um passeio há muito tempo. “Hoje eu volto pra casa como outra pessoa, renovada, com companhias maravilhosas ao meu redor”, complementou.

O dia ainda contou com oficinas de dança para uma apresentação, palestras de cunho social com educadores e intervenções culturais. Ao final da programação, os idosos puderam assistir a um show da cantora Leci Brandão, que subiu no palco e levou um pouco de música para todos.

O trabalho social feito com as pessoas idosas remete ao tema “Eu que digo quem soul”. O termo “soul” é um gênero musical e é também a tradução da palavra “alma” em inglês, que atrela a vivência e as experiências enriquecedoras.