Centro Jovem facilita autoconhecimento e melhora pessoal de atendidos

Com curso de competências socioemocionais, os jovens aprendem a se relacionar melhor com os outros e consigo

Texto: Ana Luiza Martins

Fotos: Acervo

Um menino de cabelos cacheados pretos, que estão presos num coque, veste moletom verde e está sentado em uma cadeira preta em frente a um computador. A mesa do computador é branca e está encostada na parede. Na tela, há uma reunião, na qual aparece uma apresentação power point e outras 8 pessoas conectadas.

Desde 1999, em 12 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Juventude. A data tem como objetivo relembrar o papel do jovem na sociedade, na importância de fornecer um espaço para o desenvolvimento de ideias próprias, tomada de decisão, estudos e experiências. Afinal, eles são o futuro do mundo.

O Centro Jovem (CJ) - Helena Portugal, na região do Jaçanã, busca diariamente criar este espaço para seus atendidos. Uma forma que encontraram foi o curso de competências socioemocionais que vem sendo oferecido todas as terças-feiras para 28 jovens atendidos.

Em parceria com a ONG United Way Brasil, eles têm aulas sobre autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo.

Para Rosângela Escridelli, gerente do equipamento, é um privilégio ver seus jovens tendo esta oportunidade. “Foi uma glória termos sido contemplados, esse é nosso presente aos nossos jovens”, afirmou.

Ao todo, serão 10 encontros e, ao final, cada jovem receberá uma bolsa-auxílio de 100 reais. Giulia Yasmin é uma das atendidas e diz estar animada para os próximos encontros. “Eu pretendo aprimorar mais meus conhecimentos, para estar preparada para o mercado de trabalho e futuras experiências”, contou.

Já Luís Miguel Santos contou que vê o curso como, além de um momento de aprendizagem, uma brecha para se inserir no círculo social. “Não gosto muito de socializar com as pessoas, e poder socializar com pessoas da minha idade enquanto aprendo é muito bom”, compartilhou o menino.

Ykaro Basílio também comentou que um fator importante da oficina é o respeito à expressão dos jovens e de suas opiniões. “O que me atraiu para o curso foram os educadores e o espaço que eles deixam para os jovens se expressarem”, disse ele.

15 jovens se sentam em frente de computadores pretos, um ao lado do outro. Os computadores estão numa mesa de madeira e eles se sentam em cadeiras pretas. A parede, no fundo, é azul.

Sobre o CJ:

O Centro Jovem - Helena Portugal é um dos 39 CJs que a rede socioassistencial atualmente dispõe, totalizando mais de 4.000 vagas.

Os serviços oferecem proteção social aos adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia e inserção social, estimulando a participação deles na vida pública da comunidade.