Novo Centro de Acolhida Especial (CAE) para idosos é inaugurado na zona sul de São Paulo

Com 64 vagas de acolhimento, o 14º equipamento desta tipologia foi entregue à população idosa que vive em situação de rua ou de vulnerabilidade social

No centro a placa de inauguração do serviço em cima de um cavalete. Ao redor, além do Secretário Carlos Bezerra Jr., outras nove pessoas estão celebrando o descerramento da placa.

Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos ‘Shekinah’, que dispõe de 64 vagas de acolhimento e está localizado em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. Este equipamento é o 14º na tipologia CAE para Idosos na cidade e o 2º na zona sul.

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., realizou a cerimônia de descerramento da placa de inaugurações juntamente com profissionais do serviço e idosos acolhidos no serviço. Durante a celebração, o Secretário destacou a estrutura oferecida aos idosos no novo serviço, além da dedicação dos profissionais que trabalham no local.

“É muito bom, gente, é muito gratificante podermos chegar aqui e eu ver o que eu vi. Aqui o espaço é aconchegante e humanizado, desde a qualidade dos cobertores, o espaço dos banheiros, dos chuveiros, o asseio, a organização, mas principalmente a dedicação das pessoas que estão trabalhando aqui. Nós vemos isso no olhar da equipe, nos detalhes, na pintura, no capricho com tudo que foi feito, até mesmo no cheirinho do churrasco e na roda de samba.”, disse o Secretário.

A Organização de Sociedade Civil (OSC) ‘Associação Evangélica Beneficente (AEB)’ é responsável pela administração e funcionamento do CAE ‘Shakinah’, com repasse mensal da Prefeitura de R$ 118.637,88.

O novo serviço realizará o acolhimento de idosos que vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social, mediante a encaminhamentos realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros POP, também através das buscas ativas realizadas nas ruas pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Ampara SP.

Dois idosos sentados em frente um para o outro jogando uma partida de dama. Tabuleiro em cima de mesa de plástico.

Serviços para idosos na Rede Socioassistencial

Além dos CAEs para idosos, a rede socioassistencial da Prefeitura oferta outros serviços de acolhimento e convivência aos idosos que vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social. Importante destacar que os idosos também podem fazer uso dos serviços de outras tipologias.

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e hotéis sociais também são serviços da rede socioassistencial realizam acolhimento dos idosos. Já serviços de convivência voltados aos idosos são os Centros Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI) e Núcleos de Convivência para Idosos (NCI), que totalizam 117 serviços e mais de 14 mil vagas.

Camas arrumadas utilizadas pelos acolhidos do serviço.

Rede Socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da Operação Baixas Temperaturas (OBT), entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.