Agosto Laranja: Centro de Acolhida Especial para Idosos realiza oficina sobre esclerose múltipla

Atividade promovida pelo serviço localizado Santana, na zona norte, em parceria com o Consultório na Rua, reúne 38 participantes e aborda a importância do diagnóstico precoce da doença

 Na imagem, um cartaz azul com letras laranjas que escrevem: "Agosto Laranja". Mais abaixo, colada no cartaz, uma folha branca escrito: "A importância do diagnóstico da esclerose múltipla".

Texto: Arthur Silvestre

Fotos: Acervo

Na tarde de terça-feira (22), o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos - Santana se uniu à Unidade Básica de Saúde (UBS) - Joaquim Antônio Eirado, ambos localizados na zona norte de São Paulo, para oferecer uma oficina esclarecedora sobre a relevância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla (EM). Com a participação ativa de 38 idosos, a ação integrou as atividades do Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a doença neurológica.

A esclerose múltipla, doença que afeta o sistema nervoso central, pode apresentar sintomas variados em cada indivíduo. Durante a oficina, destacou-se que a detecção precoce não apenas ajuda a controlar os sintomas desde o início, mas também viabiliza tratamentos que podem retardar o avanço da doença e melhorar a qualidade de vida.

Diego Francisco da Silva, gerente do CAE Santana, compartilhou sua perspectiva sobre a participação do público. "Os idosos tiveram grande aceitação e interesse no tema, tendo em vista que o assunto é pouco abordado, causando dúvidas. Cabe salientar que, como os sintomas são facilmente confundidos com outras doenças, deve ser bem esclarecido, de modo a não despertar ansiedade ou estresse desnecessário", comentou.

Na imagem, os idosos estão sentados em meia lua, observando o agente da saúde falar sobre o tema. O agente veste uniforme do Consultório na Rua,  que é azul e possui uma listra amarela.

A colaboração entre o CAE e a UBS possibilitou a realização dessa oficina valiosa, que contou com a contribuição de profissionais da saúde do Consultório na Rua. Durante o evento, ressaltou-se a importância de terapias específicas que podem reduzir a frequência das recaídas e retardar a progressão da incapacidade, desde que o diagnóstico seja feito com precisão e celeridade.

Além das informações médicas, a oficina também sublinhou o apoio emocional necessário no contexto do diagnóstico de EM. O impacto psicossocial de receber tal diagnóstico é considerável, tornando ainda mais relevante a busca por grupos de apoio e suporte psicológico para enfrentar os desafios com resiliência.

Agosto Laranja

Agosto Laranja é um movimento de conscientização dedicado à disseminação de informações sobre a esclerose múltipla. Durante todo o mês, diversas iniciativas são realizadas para aumentar a compreensão pública sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio emocional aos pacientes que enfrentam essa condição. A cor laranja é símbolo desse movimento e representa a esperança, solidariedade e determinação na luta contra a esclerose múltipla.