SPVV Enorme Abraço, em São Mateus, expande a cultura do Hip-Hop para os atendidos

A oficina celebrou os 50 anos do estilo e busca incentivar novos talentos dentro do serviço

Em uma mesa coberta por um tecido vermelho, duas mãos seguram um disco de vinil confeccionado com papel preto e um cd no meio. A mão de outra pessoa também segura o disco.

Texto e imagens: Sabrina Ribeiro

O Hip-Hop completa 50 anos no mês de agosto como um movimento de expressão e luta por direitos. Buscando incluir essa cultura periférica e expandir uma longa jornada histórica, o Serviço de Proteção à Criança e Adolescente (SPVV) - Enorme Abraço, localizado em São Mateus, na zona leste de São Paulo, realizou o evento "50 Anos do Hip-Hop”, que reuniu cerca de 30 crianças e jovens.

A atividade contou com orientações e oficinas temáticas que compõem o Hip-Hop, como o breakdance, o grafite e a composição. Reunindo todas as vertentes que englobam o gênero, o evento, coordenado pelo SPVV em parceria com o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) - Iguatemi I, teve como objetivo minimizar questões relacionadas à violência, além de despertar oportunidades e saberes para os atendidos e suas famílias, incluindo novos talentos.

De acordo com Vanessa Galdino, 39, assistente social e MC, trazer o Hip-Hop para dentro de uma região de potência como São Mateus faz parte do plano de evidenciar a todos a cultura que já existe nela e proporcionar oportunidades de criação e expressão aos jovens. “Estamos aqui para mostrar essas potencialidades dentro do território. É levar conhecimento, cultura, e através de uma oficina você conseguir despertar muitos talentos”, disse.

Vanessa Galdino, também conhecida como Vanessa Kryolla, está ao lado do presidente da Organização da sociedade civil (OSC)

Na oficina de grafite, as crianças e adolescentes aprenderam sobre a história da arte, praticando suas principais técnicas. Já na oficina “Poesia, Marginal e Sarau”, em que confeccionaram discos de vinil com materiais recicláveis, todos foram incentivados a expressar seus sentimentos e sonhos através da composição.

Segundo Danylo Paulo, 33, orientador socioeducativo do SASF e poeta, os mais novos são o principal caminho para fazer a diferença na visão de mundo dos outros através da poesia. “Para termos uma sociedade diferente, é necessário investir na criança e no adolescente. Eles estão abertos ao que você vai trazer. Se você demonstrar que é possível a criança usar a criatividade dela para construir diversas linguagens, não só a poesia, mas também o grafite, ela amplia sua visão de mundo”, explicou.

 

 

O Serviço de Proteção à Criança e Adolescente (SPVV)

O serviço tem o objetivo a reparação da violência vivida, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a potencializarão da autonomia e o resgate da dignidade de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Atualmente, a rede socioassistencial conta com 37 unidades de SPVVs, atendendo mais de 3.460 crianças e adolescentes.