Oficinas do SASF Claret incentivam o empreendedorismo entre as atendidas

Assistentes técnicos do serviço localizado na zona norte da cidade explicaram para as mulheres a importância de participarem das atividades

Carretéis com linhas de crochê coloridas estão em cima de uma mesa enquanto algumas mulheres sentadas manuseiam as agulhas e crochês

Texto: Matheus Nascimento

Fotos: Acervo SMADS

A primeira quinzena de agosto foi de muita produtividade para as atendidas do Serviço de Assistência Social a Família e Proteção Básica no Domicílio (SASF) - Claret, localizado em Perus, na zona norte da capital. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoveu diversas ações, entre oficinas, conversas e preparação para uma apresentação cultural.

Na tarde do último dia 14, as atendidas participaram da produção de tapetes em crochê, um trabalho colaborativo que reflete a importância da assistência social para as famílias. Habituadas às aulas da oficina de crochê, que acontecem todas as segundas-feiras, e também às demais oficinas ofertadas pelo serviço, as atendidas desfrutaram da atividade que teve como objetivo construir um ambiente de aprendizagem em que também possam reconhecer suas habilidades.

Três mulheres estão de pé em uma cozinha. Duas delas estão de costas e uma de frente para elas. Todas estão utilizando toucas descartáveis

“As oficinas de crochê, de culinária, com os alimentos em conserva, e, artesanato buscam contribuir para a troca de vivências e experiências”, disse Maria Cleide Oliveira, gerente do serviço. Susan Moura, assistente social da SASF, concorda com Maria, e destaca o poder de transformação que estas atividades promovem. “As oficinas de artesanato e de culinária também são importantes para mostrar a elas que são capazes de empreenderem e alcançarem objetivos”, complementa.

O serviço quer, ainda, aperfeiçoar os conhecimentos dos atendidos sobre os serviços da rede socioassistencial para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. As orientadoras falaram sobre o papel da Conferência Regional de Assistência Social, que ocorreu no último dia 7, para o crescimento do serviço e desenvolvimento da comunidade. Na conversa, elas também explicaram que todos podem expor os pontos que desejam sobre o que são destaques positivos e negativos nos atendimentos e demais atividades da Assistência Social.

Uma mulher idosa está sentada observando uma outra mulher produzir chaveiros no formato macramê. No fundo, outras duas pessoas produzem outros chaveiros.

“Com essas atividades eles resgatam a importância do desenvolvimento das pessoas na comunidade. É um momento acolhedor de troca que incentiva elas em muitos aspectos”, lembra Susan. Por fim, os atendidos do SASF se preparam para uma apresentação. No mês de setembro, eles estarão na Mostra Cultural de Perus, que esse ano tem a temática da Cultura de Paz. Irão recitar um texto que tem o objetivo de gerar identificação sobre o que estamos fazendo para promover a paz.

A Mostra Cultural é um evento que tem o objetivo de divulgação dos serviços da rede socioassistencial da Prefeitura enquanto política pública de direitos. Na 14ª edição, os participantes terão a oportunidade de incentivar o protagonismo entre os moradores da região.