Agosto Lilás: CCA Casa do Cristo Redentor ensina crianças e adolescentes a combaterem a violência contra a mulher

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender o intuito da campanha e entender a importância da Lei Maria da Penha, que pune quem comete esse tipo de crime

 Na imagem, outras crianças em pé com as mãos pintadas, enquanto outras três estão agachadas, cobrindo o rosto com as mãos

Texto: Victor Marques

Fotos: Acervo

Na segunda-feira (7), o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - Casa do Cristo Redentor, localizado em Itaquera, zona leste, realizou atividades lúdicas com os acolhidos em alusão ao Agosto Lilás, que promove uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

As crianças e adolescentes que participaram puderam identificar possíveis formas de violência, como: psicológica, patrimonial, física e sexual. Isso foi elaborado através de rodas de conversa, exposição de vídeos, atividades de pintura e teatro de fantoches.

“É muito triste ter um mês para conscientizar as pessoas sobre a violência contra a mulher, já que na realidade não deveria ter a violência, para não ter o Agosto Lilás”, comentou Kimberly Anahi, de 10 anos, uma das crianças que participaram da dinâmica.

Na imagem, um teatro de fantoches montado, com um boneco na frente, e ao lado, diversas mãos de crianças pintadas de roxo

O objetivo das atividades é estimular a sociedade a criar uma conscientização de como enfrentar a violência contra a mulher, aprendendo os mecanismos de denúncia para as agressões, e enfatizar a importância da criação da Lei Maria da Penha.

No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha, que estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, completou 17 anos de existência.

A data comemorativa serviu para reafirmar a necessidade de resistir aos retrocessos e lutar por uma sociedade justa, igualitária e livre de violências em todo o Brasil.