NCIs realizam apresentações na 5ª Mostra Cultural da Pessoa Idosa da Região Leste

Apresentações variaram entre danças culturais, corais e recitações de poemas

 Na imagem, um grupo de idosas realiza uma dança em cima do palco, com uma luz rosa forte em cima delas. Elas vestem saias longas e floridas, e flores nas cabeças.

Texto: Arthur Silvestre

Fotos: Acervo

Na tarde da última quarta-feira (9), diversos Núcleos de Convivência de Idosos (NCI) da zona leste de São Paulo levaram seus atendidos para a "5ª Mostra Cultural da Pessoa Idosa Região Leste", onde eles participaram da "5ª Mostra Cultural Talentos +60". O evento aconteceu no bairro do Tatuapé, no Teatro do CEU Carrão, e foi organizado pelo Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa da Zona Leste.

Após uma breve abertura com o canto do Hino Nacional e algumas palavras de organizadores, os NCIs realizaram suas apresentações culturais. Dentre as performances, as de dança e as musicais se destacaram. Os idosos apresentaram frevo, dança do ventre, zumba, carimbó, funk, corais, poemas e apresentações de teatro. O evento foi aberto ao público, e contou com 280 participantes.

“O evento foi incrível! Eles se divertiram muito, amaram assistir e realizar a apresentação, foi muito bom para eles, ficaram em êxtase, foi emocionante”, contou Maria das Graças Pinheiro, gerente do NCI União da Melhor Idade, grupo que realizou a apresentação de frevo.

Participaram do evento: NCI Bem Estar da Melhor Idade; NCI União da Melhor Idade; NCI Suzanne Cross; NCI Ildefranca I e II; NCI Iguatemi; NCI Casa da Melhor Idade Dona Diva; NCI Samaritano II; NCI Entra que a casa é sua; NCI Casa de Clara; NCI Dandara; e o NCI Viver Melhor.

Na imagem, idosas performam dança em cima do palco, elas vestem saias floridas e fazem o gesto de se abraçar.

Núcleo de Convivência de Idosos

Os NCIs são espaços que visam a proteção social dos idosos e buscam consolidar a criação de vínculos entre eles. Atualmente a rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo possui 91 NCIs, que contam com mais de 13 mil vagas no total.