SASF Vila Maria encerra programação de atividades da 6ª Semana Municipal da Primeira Infância com moradores de comunidade na zona norte

Evento contou com oficinas de trança, biscuit e manicure para os mais velhos e brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças

Dois meninos, um vestindo camiseta azul escura e outro branca, estão abraçados, de pé na quadra da comunidade. Eles estão sorrindo para a foto e com a pintura de "coelhinhos" no rosto.


Texto e fotos: Matheus Nascimento
 

O Serviço de Assistência Social a Família e Proteção Básica no Domicílio (SASF) ‘Vila Maria’ realizou, na última sexta-feira (04) o evento “Cuidando de Quem Cuida” para os atendidos e população da comunidade da Bela Vista, no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade.

Profissionais do serviço organizaram diversas atividades para a população da região. Eles se deslocaram para o local e lá convidaram as crianças, mães, tias e avós para a festa. As crianças brincaram de “bobinho”, fizeram pintura de desenhos, pularam corda e amarelinha.

Além do olhar diferenciado para com as meninas da comunidade, houve muita música e um café da tarde foi preparado pelas cozinheiras do SASF, com direito a tudo que a criançada gosta: pipoca, cachorro-quente, bolo, pastel e refrigerante.

Mônica Pereira dos Santos participou das oficinas de manicure e artesanato. Ela aproveitou para levar os filhos para participarem das brincadeiras na quadra da comunidade. “Eu adorei. Tudo o que ensinaram a fazer aqui, é muito legal. Já tirei foto com os apliques de cabelo, agora vou fazer minha unha”, brinca.

Alguns orientadores fizeram pintura de rosto e auxiliaram as mulheres na oficina de biscuit e de tranças. “Queremos ressaltar a importância de cuidarmos de nós mesmos”, disse Cátia dos Santos, assistente pedagógica do SASF.

Luciana Pereira, gerente do serviço, diz que essa atividade promove à comunidade um pouco de diversão e conscientização. Para ela, as famílias atendidas têm a chance de crescer através do conhecimento, assim como as crianças.

“Alguns pais e mães de família não se vêm chegando em certos lugares, esquecem de sonhar, de cuidar da saúde mental e, principalmente, da importância de incentivar os filhos a permanecerem em um caminho de aprendizado”, lembra.

Lígia de Oliveira, oficineira de tranças da unidade e moradora de Cidade Ademar, conta que, ao mostrar um pouco de seu trabalho, de alguma forma, incentiva as mulheres da comunidade Bela Vista a terem uma outra visão sobre si e o que são capazes.

Lígia de Oliveira, oficineira de tranças do Serviço de Assistência Social a Família e Proteção Básica no Domicílio (SASF) - Vila Maria, está de pé atrás de uma mesa com os apliques de cabelo. Ela sorri para a imagem enquanto segura nas mãos uma trança. No fundo, há um espaço decorado para os participantes tirarem fotos.

 

“Para fazer um Afro Puff [penteado de cabelo cacheado feminino clássico dos anos 60 e 70], você gasta no máximo cinquenta reais. Vem com cinco telinhas e você consegue fazer dois, três desses coques”, explica.

Enquanto isso, o orientador socioeducativo Douglas Willian conta que essa foi uma oportunidade de resgatar a alegria e felicidade de todos que moram lá. “É importante para tirar esse peso das mulheres de só cuidarem da casa, para se cuidarem mais”, comenta.
 

Dona Josefa, está utilizando um aplique de cabelo. Ela está de perfil na imagem, e, outras mulheres estão no fundo observando a oficineira Lígia manipular o aplique no cabelo dela.
 

Dona Josefa, outra atendida pelo serviço, adora quando marcam alguma atividade. Ela cuida do neto aos fins de semana e tem o sonho de ser cozinheira. “Gosto de ficar olhando as meninas da cozinha mexendo com as coisas, aprendendo um pouco. Gosto muito mesmo”, diz.