SASF Nossa Senhora das Graças, no centro de São Paulo, realiza atividades para resgatar o cuidado com quem cuida

Com orientações e exercícios físicos, o serviço reuniu os atendidos para a 6ª Semana Municipal da Primeira Infância

Uma mulher está sentada em um tapete colorido com seu filho pequeno. Ela veste uma regata preta e uma calça Jeans, enquanto a criança usa uma camiseta branca e uma bermuda. O bebê brinca com um ônibus de brinquedo em um livro azul com outros brinquedos por perto.

Texto e Imagens: Sabrina Ribeiro

Na última quinta-feira (3), o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) - Nossa Senhora das Graças, localizado no centro de São Paulo, realizou diversas atividades, entre orientações e exercícios físicos, em alusão à 6ª Semana Municipal da Primeira Infância, que acontece entre os dias 1º e 5 de agosto. Mais de 40 pessoas estiveram presentes.

O tema "Cuidando de Quem Cuida” busca resgatar memórias e autocuidado, preservando a relação com crianças na fase da primeira infância. Pensando na saúde física e mental de mães e cuidadores, a semana foi marcada por atividades e momentos afetivos para cuidar daqueles que mais atuam no desenvolver infantil.

A primeira atividade do dia foi uma roda de conversas para falar sobre os direitos dos atendidos, principalmente para os benefícios de emprego e aposentadoria. A ideia surgiu para esclarecer dúvidas e trocar experiências, visando que muitos deles talvez não tenham tido a oportunidade de receber essas informações.

Em seguida, as famílias participaram de uma aula de primeiros socorros e alongamento, abordando principalmente sobre a importância do bem-estar. Os atendidos não apenas praticaram as orientações do professor, como também ouviram sobre a importância de cuidar do outro. A aula ressaltou, principalmente, a atenção a pessoas mais velhas em um momento de emergência.

Os atendidos do SASF estão fazendo alongamento. Eles esticam suas mãos para cima. O ambiente tem paredes brancas e algumas bexigas coloridas na decoração.

Para finalizar, todos foram convidados para uma aula de dança. A atividade, sem complicações, levou até mesmo os participantes a dançarem em dupla, roda e fazer o famoso “trenzinho”.

Maria Aparecida Gomes, de 87 anos, visitou o SASF pela segunda vez acompanhando a filha que vai frequentemente ao serviço. Após participar das atividades de alongamento e dança, Maria disse que não estava acostumada a praticar atividades, mas repensou após aquele momento. “Disse para minha filha que vou começar a participar das atividades com ela”, declarou.

De acordo com Daniela Silva de Araújo, 36, gerente do serviço, as atividades físicas são frequentes no SASF e foram conciliadas à Semana Municipal da Primeira Infância para resgatar a energia dos atendidos. "Buscando a ideia na temática 'Cuidando de Quem Cuida', nossa atenção foi voltada ao público mais velho, como mães que não têm acesso a essas atividades. Trouxemos as informações de postura e alongamento para que tenham em casa. É algo que faz muita diferença na vida deles", finalizou.