Mooca celebra a inauguração do primeiro serviço de proteção a crianças e adolescentes da região

O SPCAVV Mooca atende a 80 crianças e adolescentes e oferece oficinas de pintura, artesanato e atendimentos com individuais

 

quinze pessoas em pé batendo palma e cinco baiaxadas. No meio, placa de aço inox apoiada sobre um cavalete preto.

Texto:?Larissa Rodrigues
Fotos:?Victor Marques de Souza

 

Na manhã desta terça-feira (08), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou oficialmente o Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPCAVV) Mooca, o primeiro do território, na zona leste da capital.

O serviço tem capacidade para atender 80 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses vítimas de violência, individualmente ou com as famílias. Além disso, são oferecidas oficinas de pintura e artesanato e os atendidos são acompanhados por psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de auxiliar os atendidos na superação da violência vivida, reparação de direitos e no fortalecimento dos vínculos familiares através de atividades lúdicas.

“O que vocês fizeram já aqui, na adaptação desta estrutura, é incrível. Vocês expressaram a alma de vocês nessas paredes e imprimiram a força, o comprometimento, o afeto e a ternura nos detalhes da casa, nas frases, nas cores, e tiveram a delicadeza de pensar o que eu nunca tinha visto em nenhum outro SPCAVV da cidade, que é uma cinemateca. Só faz isso quem entende de fato o que é humanização. Meu desejo é que este seja um lugar que, de fato, todas aquelas crianças e adolescentes encontrem um espaço de renovação e esperança”, declarou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

O espaço conta ainda com quatro salas de atendimento, brinquedoteca, cinemateca e áreas de lazer.

sala com paredes de fundo brando e imagens abstratas coloridas. No meio, no chão, tatame colorido e brinquedos infantis, do lado diretiro, estante com libros infantis e do lado esquero duas poltronas.

Gerente do SPCAVV, Alexandre Ferreira mostrou satisfação com a inauguração do novo serviço. “Estou muito feliz de estar formalizando hoje algo que idealizávamos já há algum tempo e por oficializar esta inauguração com a presença do nosso secretário, Carlos Bezerra, com todas essas pessoas que sabem a grandiosidade de se ter um projeto com essa tipologia”, disse. Alexandre aproveitou ainda para compartilhar a importância do trabalho realizado no serviço. “Temos 80 famílias a serem atendidas, só que esse número acaba dobrando porque sabemos que, para cada família, a composição em números de atendidos se dobra. Eu espero que a gente possa conseguir atingir o maior número de famílias e ajudá-las a recomeçar, porque muitos chegam aqui desconstruídos. E se eu conseguir reconstruir uma criança, adolescente ou família, eu acredito que a minha missão foi cumprida”, relatou.

O SPCAVV Mooca é um dos nove novos serviços de proteção à criança e adolescente aberto pela SMADS desde maio de 2022, atendendo a meta de oferecer um serviço dessa modalidade por território.

O serviço é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana - CROPH, com repasse mensal de R$ 59.296,38. A OSC conta ainda com 39 serviços em parceria com a SMADS de diferentes tipologias.?

 

Rede socioassistencial

A SMADS dispõe, atualmente, de 37 SPVVs, distribuídos em diferentes regiões da cidade, que trabalham em conjunto a outros serviços da rede. Ao todo, a capacidade de atendimento mensal nestes equipamentos é de 3.460 crianças e adolescentes.

No total, são 59 serviços no território da Mooca, sendo 19 para crianças e adolescentes. São eles: 11 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA); cinco Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); dois Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP) e um SPCAVV.