São Paulo ingressa em conselho de cidades no mundo com políticas inovadoras para pessoas em situação de rua

Assinatura do acordo com o Institute of Global Homelessness coloca a capital em um grupo seleto de municípios com programas de vanguarda como o Housing First

São Paulo, 04 de agosto de 2023 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), vai firmar na tarde da próxima segunda-feira (07), parceria com a assinatura o Institute of Global Homelessness (IGH), sediado em Chicago (EUA), através da assinatura do Memorando de Entendimento para criar ações voltadas às Vilas Reencontros, que adotam parte do conceito do Housing First (Moradia Primeiro), aplicado em países como Finlândia, Canadá, Portugal e Estados Unidos.

O acordo será firmado no auditório da Prefeitura de São Paulo e terá como objetivo incluir a cidade no programa internacional Vanguard Cities, que tem como objetivo apoiar o trabalho dos governos com a população em situação de rua em vários países do mundo. O grupo formado por oito prefeitos realiza reuniões periódicas em que as cidades apresentam suas iniciativas locais e trocam experiências sobre as políticas públicas adotadas para a pessoas em situação de rua.

Atualmente, fazem parte do International Mayors Council on Homelessness, prefeitos das cidades de Londres e Manchester (Inglaterra), Helsinque (Finlândia), London, Medicine Hat e Edmonton (Canadá), Arica (Chile) e Houston (EUA).

Por meio de uma rede global de especialistas, o IGH fornece assistência técnica direcionada a enfrentar os desafios para acabar com o déficit habitacional nas grandes cidades, além de conectar governos na troca de medidas práticas e eficientes para solucionar questões relacionadas a abrigos e à autonomia.

O evento em que ocorrerá a assinatura do memorando contará com a participação do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., e de duas diretoras do Instituto, Julia Wagner e Lydia Stazen, que vieram para o Brasil especialmente para a assinatura do documento.

Após a cerimônia será realizado um seminário destinado a profissionais da rede socioassistencial, direta e indireta, que atuam e formulam políticas públicas associadas a essa população. O evento contará ainda com a participação do diretor de Relações Internacionais da Y-Foundation Helsinque, Juha Kahila, e do Coordenador do Núcleo de Planeamento e Intervenção para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo (NPISA) de Lisboa, Paulo Alexandre da Silva Santos. Ambos participarão de maneira remota, através de plataforma digital.

Vanguard Cities

É uma inciativa do IGH com o apoio da ONU Habitat, braço da Organização das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econo?mico e ambientalmente sustenta?vel. A Vanguard Cities apoia e eleva o conhecimento e a inovação em políticas públicas locais ao mesmo tempo em que colhe benefícios do intercâmbio entre as cidades participantes.

SERVIÇO
Assinatura do Acordo Internacional de Políticas Públicas de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua
Data: Segunda-feira, 07 de agosto de 2023
Horário: 14h30
Local: Auditório da Prefeitura de São Paulo
Endereço: Viaduto do Chá, 15 - 7º andar - Centro Histórico de São Paulo