SASF 'Cebech Barro Branco', na zona leste, promove atividade com atendidos na 6ª Semana Municipal da Primeira Infância

Os participantes puderam se envolver com o tema abordado este ano, que foca no cuidado com os responsáveis pelas crianças

 Na imagem, uma parede com um tecido laranja, escrito o nome da SASF e o nome da atividade, que é Cuidando de quem Cuida.

Texto e fotos: Victor Marques

O Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) 'Cebech Barro Branco', localizado na Cidade Tiradentes, zona leste da cidade, realizou na última quarta-feira (02) a atividade "Cuidando de quem cuida", em alusão à 6ª Semana Municipal da Primeira Infância, que contou com a participação dos atendidos do serviço.

A atividade iniciou com a apresentação de um curta-metragem que mostra a educação transgeracional existente entre as famílias que utilizam o mesmo processo de educar de geração para geração, o que pode ser prejudicial para as crianças e adolescentes da geração atual.

"O tema utilizado este ano é muito pertinente pela questão de precisarmos cuidar de quem cuida, para que os pais tenham o entendimento de que mesmo que não tenham sido bem cuidados na infância, precisam fazer diferente com os filhos", contou Nicéia Valim Bispo dos Santos, gerente da SASF e idealizadora do projeto.

Na imagem, as mães estão em círculo, todas de pé, segurando uma folha de papel, que escreveram uma palavra que desejam para os filhos.

Após assistirem o curta-metragem, as mães e cuidadoras fizeram uma roda de conversa com os mediadores do serviço para relatarem como fazem para educar os seus filhos e se procuram fugir do método tradicional utilizado em gerações anteriores, que era mais rígido e, na maioria das vezes, sem proximidade com a criança.

Raquel Maria da Silva Bezerra, que participou da dinâmica, contou que a atividade foi uma oportunidade de refletir nos erros e buscar melhorar a cada dia. "Assistir o vídeo me mostrou que precisamos enxergar lá na frente, então a mudança deve começar em nós, pais, para que nossos filhos possam ter uma boa educação e não repetir os nossos erros", completou.

Ao final da dinâmica, cada mãe e cuidadora presente escreveram em uma folha de papel uma palavra que esperam buscar na relação com os filhos, como amor, proteção, segurança e felicidade.