Semana da Primeira Infância: SASF Jaçanã realiza circuito de atividades com seus atendidos

Com o tema ‘Cuidando de quem cuida’, atividades ressaltaram a importância do autocuidado e da autoestima

 Na imagem, a coordenadora do local, abraça uma participante que se emocionou. Pessoas ao fundo sorriem.

Texto e fotos: Arthur Silvestre

Na última quinta-feira (3), o Serviço de Atendimento Social à Família (SASF) - Jaçanã realizou um circuito interativo de atividades com os seus atendidos em função da Semana Municipal da Primeira Infância, que esse ano possui o tema ‘Cuidando de quem cuida’, que busca conscientizar os responsáveis pelo cuidado das crianças, a importância de se cuidar e de se amar. O evento contou com cerca de 40 pessoas entre pais, mães, avós, filhos e netos, e se baseou em um percurso de salas e atividades.

No começo da atividade, os participantes adultos foram instruídos a entrarem em um corredor, onde a equipe colou diversas imagens e frases nas paredes, que colocaram os participantes para refletir sobre a forma como estão se sentindo, se sentem que estão sobrecarregados, o que eles gostam de fazer para se sentirem melhores e quem pode ajudá-los em momentos difíceis.

Mônica Santos, técnica social-pedagoga no SASF, explicou que a ideia era propor um momento de reflexão. "Eu acredito que nosso trabalho vai muito além de visitas domiciliares, precisamos propor momentos de reflexão e fazer com que cada um se sinta único e que entenda que se cuidar não é egoísmo. Para cuidar do outro, ele precisa primeiro se cuidar e entender que ele é peça fundamental nesse cuidado", disse a técnica.

No final do corredor, havia uma placa escrita "dê um abraço em quem mais importa para você", e, logo abaixo da placa, um espelho. Os participantes passaram em frente ao espelho individualmente, se abraçaram e refletiram mais uma vez sobre seu amor-próprio e autoestima.

Logo após isso, os participantes foram encaminhados à sala multimídia do local, onde assistiram a um clipe de música que tratava também do tema de autocuidado e saúde mental. Os atendidos se emocionaram e se apoiaram em momentos de fragilidade.

A terceira etapa consistiu em uma oficina de Tai Chi Pai Lin, técnica de meditação e relaxamento chinesa, que foi ministrada por um agente especializado da saúde. Os participantes puderam aprender sobre a arte da modalidade e relaxar a mente e o corpo.

No final, os atendidos foram surpreendidos pelos seus filhos e netos com um cartaz com os dizeres: "você é muito importante para nós", e um cartão personalizado feito pelas crianças para seus respectivos responsáveis. O cartaz e o cartões foram todos produzidos enquanto os adultos estavam realizando o percurso e tiveram a instrução da equipe do local. A surpresa contou também com música ao vivo, que fez os participantes se emocionarem mais uma vez.

Na imagem, três crianças seguram um cartaz amarelo, com os dizeres: Você é muito importante para nós!, com desenhos de mão colorida e corações.

Relatos dos atendidos

"A atividade foi muito enriquecedora, ensinou uma forma de se conhecer de verdade e mostrar que não estamos sozinhos. Aprendemos e vamos colocar em prática, se cuidar, passar um batom e se sentir bem. Se cuidar para cuidarmos bem do próximo", contou Maria Lopes da Silva, atendida da SASF.

Dois atendidos do local, Rafael Santos Sena e Ramon Santos Sena, irmãos, contaram mais sobre como a atividade afetou positivamente o pensamento de ambos. "O evento foi ótimo, foi muito bom e gostamos muito, foi uma experiência que nunca tivemos e vai mudar muitas coisas em nossas vidas", relatou Rafael. "Dividir as responsabilidades com minha família e com as pessoas que estão comigo. Aprendi também a ter mais amor e mais carinho, e cuidar daqueles que eu gosto", complementou Ramon.