Campo Limpo ganha novo Centro para Crianças e Adolescentes

O serviço é o 28º do território e desenvolve atividades lúdicas, culturais e esportivas com os atendidos

Crianças do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) ‘Jardim Santo Antônio’ estão em volta da placa de inauguração do serviço. O secretário Carlos Bezerra Jr. está sorrindo e segurando uma menina no colo.

Texto e imagens:Larissa Rodrigues

 

Na manhã desta terça-feira (02), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou a inauguração do novo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jardim Santo Antônio, localizado à Rua Afonso Vidal, 18, na Vila Andrade, região do Campo Limpo, zona sul da cidade.

Durante o evento, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., visitou o serviço acompanhado dos alunos, que apresentaram cada espaço e as atividades que são desenvolvidas.

"Eu vejo aqui o esforço de vocês, não foi pequeno. Aliás, parabéns para todas as mãos que se envolveram nessa luta. O espaço ficou incrível! E quem ganha com tudo isso é a comunidade! E a prefeitura fica muito feliz com tudo isso porque é pela comunidade que nós trabalhamos. Quando todos nós nos unimos pelo bem comum, o resultado é esse", declarou.

O CCA Jardim Santo Antônio é um serviço voltado para crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos e 11 meses, que ficam no equipamento quando não estão na escola. O serviço possui duas salas de atividade, área comum com pingue-pongue, pebolim e uma quadra esportiva.

Algumas meninas estão brincando no espaço da brinquedoteca do serviço. Algumas estão em pé e outras sentadas em um sofá. No fundo, há uma parede pintada com as cores azul escuro e branco, e, dividida nas mesmas cores, respectivamente. Algumas esferas coloridas foram coladas na parede.

O CCA desenvolve atividades lúdicas, culturais e esportivas que favorecem aquisições para a conquista de autonomia, protagonismo e cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Para a Sofia, 7 anos, o CCA é um lugar de muita diversão, acolhimento e onde ela adora passar os dias: “Eu gosto muito do CCA porque eu posso brincar com as minhas amigas e o pessoal aqui é muito legal”, relatou.

O CCA é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Santa Cecília e conta com capacidade para atendar até 120 crianças e adolescentes, com repasse mensal de R$ 52.136,22. A OSC, agora, conta com seis serviços em parceria com a SMADS, sendo: dois Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF); três CCAs e um Núcleo de Convivência de Idosos (NCI).

Representante da OSC, Daniele Olavo também mostrou satisfação com o funcionamento do novo serviço. “Inaugurar esse serviço é uma conquista para o território, para os usuários, suas famílias e para a OSC. O CCA ‘Jardim Santo Antônio’ é fruto de uma luta coletiva, serviço de muita relevância na política de Assistência Social e para proteção de usuários e suas famílias no território de Vila Andrade", compartilhou.

Dois meninos estão brincando em uma mesa de pebolim. Outros dois acompanham o jogo nas duas pontas da mesa.


Rede Socioassistencial

A SMADS dispõe, atualmente, de 463 CCAs distribuídos em diferentes regiões da cidade, que totalizam 68.310 vagas.

Somente no território Campo Limpo, ao todo, são 64 serviços: 28 CCAs; quatro SASFs; seis NCIs; cinco Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); um Centro de Convivência e Defesa da Mulher (CDCM); três Centros para Juventude (CJ); três Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE); um Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS); dois Serviços de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPSCAVV); dois Centros de Convivência Intergeracional (CCInter); dois Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP); uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI); uma República para Adultos; um Centro de Acolhida para Adultos (CA); um Centro Dia para Idosos (CDI); uma Residência Inclusiva e um Centro de Acolhida Especial (CAE) para Mulheres.