Prefeitura dá início à sexta edição da Semana da Primeira Infância

No evento de abertura, autoridades de diversas Secretarias falaram sobre o tema do ano: ‘Cuidando de quem cuida’

12 pessoas estão de pé em frente a cadeiras brancas. Ao fundo, há uma projeção de um slide, em que está escrito 6ª Semana Municipal da Primeira Infância, Cuidando de Quem Cuida.
 

Texto e Fotos: Ana Luiza Martins
 

Na manhã desta terça-feira (01), a Prefeitura da Cidade de São Paulo realizou a abertura da 6ª Semana da Primeira Infância. O evento, que vai do dia 01 ao dia 05 de agosto, é dedicado à conscientização das necessidades das crianças entre 0 e 6 anos, devido à importância deste período para o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social dos pequenos.

Além disso, em 2023, pela primeira vez, o mês de agosto será inteiro dedicado à Primeira Infância, reforçando o cuidado com o público e contando com apoio da UNICEF.

No auditório do Centro Cultural de São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), juntamente a outras 14 secretarias que atuam na Política Municipal pela Primeira Infância, esteve presente e participou de discussões importantes para a realidade das crianças.

O tema das discussões foi a frase “Cuidando de quem cuida”, pensada para chamar atenção às necessidades das mães, pais e demais responsáveis que cuidam de crianças de 0 a 6 anos. Esta também será a temática de todas as atividades promovidas pelos serviços que atendem às crianças. Elas serão feitas de forma presencial, gratuitas e transmitidas ao vivo no canal do Youtube @PrimeiraInfanciaPMSP.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, marcou presença e reafirmou o compromisso com a temática da primeira infância. “Só nesse ano foram investidos R$ 15,1 bilhões nas políticas para a primeira infância”, relatou.

Além do prefeito, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., também prestigiou o evento e relembrou a importância de políticas públicas para crianças na primeira infância em situação de rua. “Por causa do nosso senso, foi estabelecido um novo formato de abordagem lúdica e específica para crianças, que apresentou resultados”.

Ele ainda completou, ressaltando a relevância do evento. “Essa é uma semana que a prefeitura une todas as secretarias que trabalham o tema pra que a gente possa estar debatendo. É um espaço único para que a gente possa parar e fazer uma avaliação do que é necessário”, afirmou.

Adriana Alvarenga, representante da UNICEF em São Paulo, afirma que esse período é crucial na vida dos pequenos. “A gente sabe porque a gente tá no dia a dia das crianças, porque a gente vê o quão rápido eles aprendem, o quanto eles nos surpreendem cada dia”.

Ela ressalta que ter uma semana dedicada a isso muda o curso das políticas públicas. “É importante porque nos dá a chance de olhar para o que está acontecendo, reforçar os temas que precisam ser reforçados e planejar os próximos passos”, disse.

Ele completou, afirmando que a gestão busca constantemente a melhora da vida do povo, inclusive das crianças. “Acordar cedo todo dia e pensar ‘o que é que vamos fazer hoje para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas?’”, contou.

 

SMADS e Primeira Infância

A SMADS dispõe de serviços especializados para o atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, há 556 equipamentos de Proteção Social Básica, como o CCA, o Centro de Convivência Intergeracional (CCinter), o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) e o Circo Social, com mais de 142 mil vagas. Além disso, há ainda outros 245 serviços de Proteção Social Especial, como o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), o Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPVV), o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), a Casa Lar e a Família Acolhedora, com mais de 19 mil vagas.

São nesses serviços que as atividades no âmbito socioassistencial acontecem. Brincadeiras, contação de histórias, rodas de conversas e palestras são algumas das oficinas que os equipamentos preparam para seu público.

12 pessoas estão de pé em frente a cadeiras brancas. Ao fundo, há uma projeção de um slide, em que está escrito 6ª Semana Municipal da Primeira Infância, Cuidando de Quem Cuida.

Algumas das atividades da 6ª Semana da Primeira Infância:

No dia 02 de agosto, o SASF ‘Cebech Barro Branco’, na Cidade Tiradentes, zona leste, fará uma tarde afetiva no serviço, com almoço, filme, roda de conversa e alongamento.

Já no dia 03, o SASF ‘Jaçanã Ciap’, na zona norte, fará um circuito lúdico durante a manhã.

No mesmo dia, o SASF ‘Campo Limpo’, na zona sul, fará um momento de autocuidado com os cuidadores e brincadeiras lúdicas com as crianças durante a tarde.

Ainda na quinta, o SASF ‘Nossa Senhora das Graças’, na Sé, região central, fará um chá da tarde, com alongamento corporal e roda de conversa sobre a temática.

No dia 04, o SASF ‘Comunidade em Foco’, também na Sé, fará jogos e brincadeiras lúdicas para abordar o tema, além de vídeos educativos.

Por fim, na sexta, o SASF ‘José Bonifácio’, na zona leste, fará uma oficina de pintura facial, recreação e uma palestra de conscientização.