Secretaria inaugura primeiro serviço para crianças e adolescentes vítimas de violência da região de Pirituba

SPCAVV ‘Claret III’ é um dos oito novos serviços abertos pela SMADS no período de um ano, superando o compromisso firmado pela Prefeitura de São Paulo em maio de 2022

Pessoas reunidas aplaudem a inauguração. Na frente, pessoas vestem laranja como forma de representar o serviço.  

Texto: Larissa Rodrigues
Fotos: Marianne Seixas

Na manhã desta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou oficialmente o Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPCAVV) ‘Claret III’, o primeiro no território de Pirituba, na zona norte da capital.

O serviço tem capacidade para atender 80 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses vítimas de violência, e oferece atendimentos individuais e com as famílias, sendo acompanhados por psicólogos e assistentes sociais com o objetivo de auxiliar os atendidos na superação da violência vivida, reparação de direitos e no fortalecimento dos vínculos familiares, através de atividades lúdicas, oficinas e grupos terapêuticos.

O SPCAVV ‘Claret III’ é um dos oito novos serviços abertos pela SMADS no período de um ano, superando o compromisso firmado pela Prefeitura de São Paulo em maio de 2022, que previa a criação de seis equipamentos dessa modalidade de atendimento, conforme estabelecido, inclusive, no Plano de Metas do Município.

“Seguimos com o trabalho de identificação dos locais onde o SPVV ainda é uma demanda a ser atendida. Neste, de Pirituba, mais uma vez cumpri-se a necessidade de um atendimento qualificado como para crianças e adolescentes vítimas de violência. Também é um serviço essencial para quebrar o silêncio que existe entorno deste crime”, declara o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

O serviço é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Claret - Solidariedade E Desenvolvimento Humano, com repasse mensal de R$ 52.933,59. A OSC conta com sete serviços em parceria com a SMADS, sendo: dois Centros para Crianças e Adolescentes (CCA); um Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF); um Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS) e três SPCAVV’s.

Equipe do serviço dircursa ao lado do secretário durante inauguração. No meio, um cavalete marrom sustenta a placa do SPVV, que estã coberta por um pano azul.

 

Serviços para crianças e adolescentes na região

A SMADS dispõe, atualmente, de 37 SPVV’s distribuídos em diferentes regiões da cidade, que trabalham em conjunto com outros serviços da rede, com capacidade de atendimento mensal para 3.460 crianças e adolescentes.

Ao todo, são 27 serviços para crianças e adolescentes na região da Vila Maria e Vila Guilherme, sendo: três Casas Lar; 13 CCA’s; um Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP); dois Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA); cinco Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); dois SASF’s e um SPCAVV.