SMADS inaugura primeiro CDI no território de Perus

Equipamento é o primeiro desta tipologia na região e atende até 30 idosos

 

2 mulheres brancas e 3 mulheres negras estão em pé ao lado de 2 homens brancos. Todos estão ao lado de uma placa prata, com o logo da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Na placa está escrito 'Centro Dia Para Idosos CDI Perus. Ao fundo, há um tecido amarelo com desenhos

Texto e fotos: Larissa Rodrigues

Na manhã desta sexta-feira (23), o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., realizou oficialmente a inauguração do CDI (Centro Dia para Idosos) Perus, localizado à rua Antônio Maia, 630, na zona norte da cidade.


O serviço é o primeiro dessa tipologia inaugurado na região e tem capacidade para atender até 30 idosos, o serviço oferece quatro tipos de refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches durante o período da tarde. Além disso, são desenvolvidas lúdicas com os idosos, oficinas de artesanato, dança, música e contação de histórias, além da realização de passeios e sessões de fisioterapias.

 

“A Assistência Social possui uma malha extensa de serviços voltados a pessoas idosas na cidade. Os Centros Dia para Idosos têm um papel fundamental neste atendimento, porque sabemos que, muitas vezes, nesta fase da vida, que mais necessitamos de atenção e convívio social, é quando somos isolados. E uma das grandes carências da nossa sociedade é promover o envelhecimento ativo e saudável”, ressalta o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr.

 

O equipamento funciona de segunda a sexta, das 07h às 19h, e é administrado pela SMADS por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Centro de Apoio Comunitário Perus com repasses mensais no valor de R$ 95.038,83.

 Em uma sala de paredes brancas, diversas pessoas se sentam em cadeiras cinzas coladas na parede. No fundo, há uma porta de correr de vidro. 5 pessoas estão de pé. Grudado no teto, há bandeiras típicas de São João coladas, com um balão típico no meio do local

Rede socioassistencial

A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo oferta serviços nas modalidades de acolhimento e convivência exclusivos para idosos, que totalizam mais de 16 mil vagas em 145 equipamentos em seis diferentes tipologias. São eles: 14 Centro de Acolhida para Idosos, 16 Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), 88 Núcleos de Convivência para Idosos (NCI), 25 Centro Dia para Idosos (CDI), um Centro de Referência do Idoso (CRECI) e um Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa.

Os CDI´s são destinados à atenção diurna de pessoas idosas em vulnerabilidade social e com grau de dependência, que necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviço de proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social, por meio de ações de acolhida, escuta, informação e orientação.

Caracteriza-se por ser um espaço para atender idosos que possuem limitações para realização das atividades de vida diária (AVD) que convivem com suas famílias, porém não dispõem de atendimento em tempo integral no domicílio.

O público-alvo são pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, prioritariamente beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS e em situação de pobreza, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não tenham condições de permanecerem sozinhas nos domicílios.