Imigrantes acolhidos no CAE Ebenezer realizam atividades em grupo

Atividades contaram com filme representativo e comemoração de aniversário.

Texto: Arthur Silvestre
Foto: Acervo

Na última terça-feira (20), o Centro de Acolhida Especial Ebenezer (CAE Ebenezer), centro especializado em imigrantes afegãos, localizado no bairro da Penha, realizou atividades com seus atendidos, que contaram com um total de 70 pessoas, entre adolescentes, mulheres e homens.

Nesse dia, as mulheres e adolescentes assistiram ao filme ‘As Nadadoras’, que conta a história de duas irmãs, que deixam a Síria e percorrem um longo e perigoso caminho em busca de um novo lar. As mulheres gostaram muito do filme, e se sentiram representadas pelos personagens e pela história de vida delas. As atendidas aderiram ao filme, e assistiram ele com seus filhos e filhas.

Na foto, vemos mulheres e seus filhos sentadas ao redor de uma televisão, um sofá marrom de costas para a imagem, com cinco mulheres sentadas a esquerda da imagem. A primeira, veste roupas escuras e possui um carrinho de bebê ao lado, a direita dela, outra de vestimentas escuras, seguida por uma de rosa claro, uma de rosa escuro segurando uma criança e outra de roupas escuras e touca. No centro da sala, uma televisão posicionada em um móvel de madeira na parede.

No mesmo dia, os homens fizeram uma comemoração típica de seu povo, para comemorar o aniversário de 51 anos de um dos integrantes. Celebraram, também, o fato de estarem em liberdade, em um espaço onde podem ser quem são. A festa contou com 30 homens participantes, danças e músicas típicas, comidas e lanches, e muitas palmas e tradições afegãs.

As atividades se deram, também, em alusão ao dia 20 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, que ressalta e reforça a importância de reconhecermos a força e a coragem de pessoas que deixaram seus países de origem para fugir de conflitos armados ou crises humanitárias.