‘Cultura nas Ruas’ agita os atendidos do CA ‘São Leopoldo’

O samba tem agido como forma de superar a situação nas ruas

 Mãos de orientadora tocando um instrumento de corda. No fundo, três atendidos tocam tambor e pandeiro, e estão em frente a um portão.

Texto: Giulia Rodrigues

Foto: Acervo

Com o objetivo de estimular a cultura e fortalecer vínculos, o Centro de Acolhida (CA) ‘São Leopoldo’, localizado no Belenzinho, zona leste, criou o grupo de samba ‘Cultura nas Ruas’, que conta atualmente com 12 integrantes.

O grupo tem crescido e ganhado cada vez mais conhecimento. O projeto ‘Fábrica de Cultura’ apadrinhou as primeiras gravações da roda de samba, que sonha em se tornar influência na música brasileira.

Além disso, a atividade fortaleceu a relação de contato e amizade entre os conviventes, como conta Jorge Wilian (49), atendido do serviço há seis meses. "O samba nos trouxe alegria e, principalmente, nos aproximou. Muitas pessoas aqui nem conversavam, mas, através do grupo, grandes amizades surgiram", disse.

Marcos Sanchez, psicólogo do serviço, reafirma que a equipe também propõe diariamente diversas atividades de teatro e cinema, que visam oferecer cultura aos atendidos e promover cada vez mais a saída das ruas. “A proposta é fazer com que os atendidos se interessem cada vez mais pelas oficinas. Quanto mais eles se aproximam, mais atividades conseguimos desenvolver e, principalmente, melhorar a convivência entre eles”, finalizou.

Os Centros de Acolhida
Os CA’s ofertam acolhimento provisório para adultos acima de 18 anos que estejam em situação de vulnerabilidade social. Espaços como esses têm o objetivo de oferecer proteção, escuta e condições para superação da situação de rua.

Os encaminhamentos são feitos através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e outros serviços da rede socioassistencial.