Centro de Acolhida de Santana realiza oficina de confecção de enfeites para São João com seus atendidos

Atividade contou com 28 participantes animados com o clima de festas juninas

 Texto: Arthur Silvestre

Fotos: Acervo

Na imagem, vários homens estão em volta de uma mesa de madeira no centro da imagem, numa sala de paredes brancas com cinco janelas, eles estão pintando desenhos de fogueiras, em cima da mesa tem tintas, pincéis e as folhas de papel com o desenho. Na ponta direita da mesa, um homem de blusa verde com calça jeans, ao lado esquerdo dele, um homem de boné preto, blusa azul marinho e calça preta. Mais ao fundo, sentado a mesa, um homem de blusa azul pintando seu desenho, e outro olhando para a câmera, também de blusa azul. Ao lado esquerdo da imagem, outra mesa, com mais homens colorindo os desenhos. Um homem entre as duas mesas, de touca amarela e branca, blusa e calças pretas.

Na tarde da última terça-feira (13), o Centro de Acolhida Santana (CA), realizou uma oficina de confecção de enfeites típicos de São João com seus atendidos. A oficina começou com o recorte de bandeirinhas e todos botaram a mão na massa. Os participantes receberam papel seda e barbante, e tiveram que trabalhar em grupos para realizar a confecção. Ficaram responsáveis por toda a parte criativa e técnica da atividade, recebendo orientações dos profissionais da instituição. No final da atividade, as bandeirinhas foram penduradas nas paredes do local.

Logo após, houve a pintura de desenhos temáticos de São João. Com diversas tintas e canetas, os participantes deveriam colorir uma ilustração de fogueira, permitindo assim que cada uma fosse colorida da forma individual de cada participante. As pinturas foram coladas nas paredes do centro, e a atividade foi muito lúdica e descontraída.

Na imagem, um funcionário auxilia os participantes no posicionamento das bandeirinhas na parede da sala, ele está em cima de uma escada, de touca de cabelo, roupas brancas e galochas. Ao redor dele, participantes seguram a escada e observam suas bandeirinhas sendo posicionadas. Sentados ao fundo da imagem, na esquerda, podemos ver três participantes sentados observando. A sala tem as paredes brancas, e as bandeirinhas tem diversas cores.

Segundo os profissionais do Centro de Acolhida Santana, a atividade promoveu integração entre os atendidos e os incentivou a trabalhar sua criatividade e seus valores individuais, além de pôr em prática os dotes artísticos, muitas vezes esquecidos. Os objetos confeccionados na oficina serão utilizados como decoração do Centro de Acolhida Santana, na festa de São João do mesmo.

Tradicional neste período do ano, a Festa Junina é uma celebração temática muito popular no Brasil, que representa a cultura de nosso país com comidas, danças, brincadeiras e muito mais.