Prefeitura inaugura serviço de acolhimento para famílias na Casa Verde

Serviço tem capacidade para acolher até 50 pessoas, a depender da composição familiar

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugura, na tarde desta quinta-feira (1), o Centro de Acolhida Especial para Famílias (CAEF) “Casa Verde”, na zona norte da cidade. Este é o 18º serviço de acolhimento para este público na capital.

O Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr., falou sobre a importância do serviço para o acolhimento das famílias.

“Este serviço será de enorme importância para essa região da cidade. Primeiro porque ele cumpre o pré-requisito para os centros de acolhida criados por esta gestão, ou seja, são espaço menores com atendimento mais individualizado. Aqui, teremos 50 pessoas atendidas. E segundo porque é um espaço dedicado ao abrigamento de famílias, que tem sido um atendimento prioritário desta gestão. Fico muito satisfeito por poder fazer parte da construção desse tipo de assistência social na cidade, focado no atendimento mais personalizado e humanizado possível”, afirmou.

O CAEF "Casa Verde" começou a receber famílias em situação de rua ou vulnerabilidade social na segunda quinzena de maio e, atualmente, possui 28 acolhidos. A rotina do equipamento promove escutas qualificadas, trabalhos sociais com as famílias, atividades socioeducativas que abordam trabalho, protagonismo e autonomia.

Os encaminhamentos para o CAE Casa Verde estão sendo realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP),

O equipamento é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), que possui 18 profissionais atuando no serviço.

Família acolhida, prefeito e secretário durante descerramento da placa de inauguração. Todos na imagem aplaudem o evento.

 

Rede Socioassistencial

A capital possui a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 24 mil vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua. Dentre os serviços estão os Centros de Acolhida para População em Situação de Rua, Repúblicas para Adultos, Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua, dentre outros serviços da rede. Somente na tipologia para famílias, a cidade conta hoje com 18 serviços que totalizam 1.924 vagas.