SMADS inaugura unidade de SPVV do Itaim Paulista

Serviço é o primeiro do extremo leste e possui capacidade para o atendimento de 80 crianças e adolescentes vítimas de violência

diversas pessoas reunidas em volta da placa de inauguração do spscavv projeto de vida, algumas delas estão batendo palmas em comemoração ao descerramento da placa

 

Texto: Marianne Seixas Abreu
Foto: Giulia Rodrigues/Sabrina Ribeiro

 

Na tarde desta sexta-feira (26), Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou oficialmente o Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPSCAVV) - Projeto Vida, no Itaim Paulista, zona leste da cidade. Esse é o primeiro serviço de atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual no território.

O SPSCAVV – ‘Projeto de Vida’ tem capacidade para atendimento de 80 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. O serviço realiza escuta especializada, possibilitando a superação da situação de violação de direitos, a reparação da violência vivida, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a potencialização da autonomia e o resgate da dignidade. A unidade, por meio de uma equipe multidisciplinar, realiza o atendimento especializado às crianças e aos adolescentes vítimas de violência física, psicológica, negligência, abuso ou exploração sexual, bem como aos seus familiares.

O SPSCAVV ‘Projeto de Vida’ é um dos oito novos SPVV’s criados no período de um ano, superando o compromisso firmado pela Prefeitura de São Paulo em maio de 2022, que previa a criação de seis equipamentos dessa modalidade de atendimento, conforme estabelecido, inclusive, no Plano de Metas do Município.

A inauguração do serviço de Proteção Social Especial da Prefeitura de São Paulo contou com a presença do secretário da Assistência Social, Carlos Bezerra Jr, que comentou a importância do SPVV para a região.

“Uma das metas que definimos ao longo de 2022 foi a de levar esse serviço, de maneira mais célere possível, para os territórios onde não havia esse atendimento, que é essencial para o desenvolvimento de políticas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes. E neste ano, estamos colhendo os frutos desse planejamento. No Itaim Paulista implantamos o primeiro SPVV. Ainda neste ano, outras regiões da cidade serão contempladas com esse serviço. É uma maneira que acredito ser eficiente para que o silêncio entorno da violência contra crianças e adolescentes seja quebrado”, disse.

O equipamento é administrado pela SMADS por meio de uma parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Educacional de Base Sitio Pinheirinho (CEBASP), com repasses mensais no valor de R$51.632,58.

Serviços para crianças e adolescentes na região

A SMADS dispõe de 37 SPVV’s distribuídos em diferentes regiões da cidade, que trabalham em conjunto com outros serviços da rede, com capacidade de atendimento mensal para 3.460 crianças e adolescentes.

Ao todo, são 17 serviços para crianças e adolescentes na região do Itaim Paulista, sendo eles: oito Centros para Crianças e Adolescentes (CCA); um Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP); dois Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA); cinco Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e um Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítimas de Violência (SPCAVV).