‘Registre-se!’ - Núcleo de Convivência ‘Chá do Padre’ sedia ação nacional voltada à população em situação de vulnerabilidade em São Paulo

Iniciativa integra a 1ª Semana Nacional do Registro Civil, de 8 a 12 de maio; Unidade itinerante do CadÚnico fará cadastros e atualizações para a população em situação de rua e vulnerabilidade social

 

Arte com a foto do rosto de uma pessoa centralizada. Na imagem, há um efeito de dessincronização no rosto. Em destaque, à esquerda, há o texto: "Eu existo. Eu mereço meu registro". Mais abaixo, o texto: "De 8 a 12 de maio, registre-se! Semana Nacional do Registro Civil". Na arte, sobrepõe-se vários tons de marrom.

 

Texto: Guilherme Guidetti
Imagem: Arte/CNJ

Na próxima segunda-feira (8), será iniciada a 1ª Semana Nacional do Registro Civil e, em alusão à data, será realizado o ‘Registre-se!’, ação dedicada à emissão de documentos à população em situação de rua e vulnerabilidade social. Na capital, as ações serão concentradas no Núcleo de Convivência ‘Chá do Padre’, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), localizado na região central da cidade.

 

Diversos serviços estarão disponíveis no equipamento da SMADS do dia 8 ao dia 12 de maio, sempre das 8h às 12h. A iniciativa, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o Brasil, viabilizará a expedição de RG, CPF, certidões (nascimento, casamento, óbito), título de eleitor, certificado de reservista e carteira de trabalho digital, além de cadastros e atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) e no INSS/CNIS.

 

O ‘Registre-se!’ tem como objetivo a erradicação do sub-registro civil de nascimento no país e a ampliação do acesso à documentação civil básica à toda população brasileira, especialmente àquela socialmente vulnerável. Mais de 40 locais nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, receberão a ação.

 

Para os cadastros e atualizações do CadÚnico em São Paulo, a SMADS disponibilizou uma unidade itinerante de atendimento com três cadastradores. Serão distribuídas 50 senhas diárias. Vale lembrar que o CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas de transferência de renda como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Benefício Eventual e Renda Mínima.

 

Núcleo de Convivência ‘Chá do Padre’

 

O ‘Chá do Padre’ é um dos 13 Núcleos de Convivência para a população em situação de rua existente na cidade de São Paulo. A Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Franciscana de Solidariedade (SEFRAS) é quem administra o local. Nele, é oferecido atendimento com atividades direcionadas e programadas para o desenvolvimento de sociabilidades, com foco na construção de vínculos interpessoais, familiares e comunitários. Oferece também alimentação e espaço para lavar as roupas.

 

Com a realização do ‘Registre-se!’, há uma expectativa no aumento de pessoas atendidas também pelos serviços oferecidos pelo Núcleo. Em função disso, a gerência do ‘Chá do Padre’ está em busca de parcerias para obter um maior volume de itens de alimentação a serem distribuídos no almoço. Normalmente, o equipamento distribui diariamente cerca de 1.400 itens de alimentação no café da manhã, almoço e janta.

 

O Núcleo de Convivência ‘Chá do Padre’ está localizado à Rua Riachuelo, 268, na Sé, região central da capital, e funciona todos os dias da semana, das 8h às 18h.