NCI: idosos vêem na rotina uma oportunidade de aprender ainda mais

Além disso, o espaço torna-se uma segunda casa para os atendidos


Texto:
Victor Benevides

Fotos: Acervo

O Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) ‘Coração Materno’, localizado na região norte, oferece, rotineiramente aos seus atendidos, atividades diversas e dinâmicas que contribuem para um ambiente saudável e essencial nesta etapa da vida.

Os idosos participam de aulas de pilates, ginástica, dança, alfabetização, contação de histórias e, todas as terças-feiras, cerca de 60 deles têm aulas de música e percussão no serviço.

Durante as aulas de música, os alunos aprendem a tocar pandeiros, chocalhos e tarol, além do conteúdo teórico, através de aulas participativas.

Essas atividades são de extrema importância para os idosos, que encontram no NCI um ambiente que estimula um convívio social saudável movimentado, aliado a atendimentos psicológicos e acompanhamentos com orientadores sociais. De forma singular, as atividades aguçam a vontade de expressar sentimentos, e possibilitam o crescimento social através da troca de experiências.

Hilda Gato, 73, é uma das pessoas contempladas por essa agenda do NCI e faz questão de participar de todas as atividades possíveis. Mesmo morando só, ela afirma que encontra no ambiente tudo o que precisa e se mantém ativa.

"Interajo com tudo e todos, para não ser uma pessoa sozinha. As atividades do NCI são sempre alegres e me fazem feliz”, disse.

As atividades nos serviços especializados para idosos são fundamentais para manter uma boa qualidade de vida e, ainda, promover uma interação social prazerosa, principalmente através de atividades nas quais todos dançam, brincam e participam de rodas de conversa que também abordam temas sensíveis e atuais, como depressão na terceira idade e fake News, por exemplo.

A Rede Socioassistencial

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) possui serviços com tipologias específicas para atender a população idosa.

São Núcleos de Convivência do Idoso (NCI), Centro Dia do Idoso (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI) e Instituto de Longa Permanência do Idoso (ILPI), além de Centro de Acolhida Especial (CAE) Para Idosos, Serviço de Assistência Social á Família e Proteção Básica (SASF) e Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), distribuídos em diversos pontos da cidade de São Paulo.

Atualmente secretaria dispõe de 87 NCI’s, com 12.610 vagas; 1 CRECI, com 400 vagas; 25 CDI’s, com 750 vagas; 16 ILPI’s com 600 vagas; e 14 CAE Para Idosos, com 1.791 vagas.