Operação Baixas Temperaturas registra mais de 3 milhões de acolhimentos em São Paulo

Ação da Prefeitura, que abrigou moradores em situação de rua no período mais frio da cidade, durou sete meses

Texto: Guilherme Guidetti

A Operação Baixas Temperaturas (OBT), realizada pela Prefeitura de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), fez mais de 3,1 milhões de acolhimentos à população em situação de rua desde o dia 30 de abril, quando as ações tiveram início. O número representa um aumento de 51% em relação aos atendimentos no período da OBT em 2021, quando foram realizados pouco mais de 2 milhões de acolhimentos.

O resultado considera que uma pessoa pode ser atendida mais de uma vez. Crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias inteiras foram encaminhados para os Centros de Acolhimento regulares e emergenciais disponibilizados pela rede socioassistencial. As ações vinculadas ao programa foram encerradas na madrugada desta quinta-feira (11).

Foram mais de 20 mil vagas ofertadas para acolhimentos diários no período da OBT. Neste último período de prorrogação, 1.838 vagas novas foram criadas pela Prefeitura, distribuídas em equipamentos como Centros de Acolhida regulares e emergenciais, e Núcleos de Convivência. Um deles foi o Ginásio da Portuguesa, no Canindé, zona norte da cidade, que ofertou 200 vagas de pernoite.

As dez tendas instaladas pela cidade registraram mais de 303 mil atendimentos à população em situação de rua. Além disso, foram entregues mais de 310 mil alimentos entre sopas, bebidas quentes e água, além da aplicação de 3.217 vacinas contra Covid-19 e a Influenza.

As tendas, juntamente à Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), foram responsáveis também pela entrega de quase 200 mil cobertores nas noites frias da capital. Em comparação, no ano de 2021, a OBT distribuiu pouco mais de 54 mil cobertores.

Parte desse aumento pode ser atribuído a uma novidade na atuação das equipes de CPAS neste ano, que realizavam a busca ativa, percorrendo a cidade durante as noites e madrugadas, oferecendo, além de cobertores, acolhimento na rede socioassistencial.

Durante o dia, as abordagens foram realizadas pelas equipes de orientadores socioeducativos do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), inclusive em pontos estratégicos da cidade. Foi a partir delas que mais de 169 mil encaminhamentos foram realizados.

Além do acolhimento, eram ofertados também outros serviços da rede socioassistencial. No período da OBT, foram registradas mais de 312 mil abordagens do SEAS. Este número também é superior ao registrado no período da operação realizada em 2021, quando foram pouco mais de 216 mil abordagens sociais.

A Operação foi fundamentada em uma ação intersecretarial, envolvendo as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Segurança Urbana (SMSURB), Mobilidade e Trânsito (SMT), Subprefeituras (SMSUB), Inovação e Tecnologia (SMIT) e promoveu durante os sete meses de ações, o bem-estar e segurança da população em situação de rua na cidade.